‘Este é o momento de levantar a bola da ciência’, diz Marcelo Gleiser

  • Por Jovem Pan
  • 03/04/2020 13h40 - Atualizado em 03/04/2020 14h51
Eli Burakian/Dartmouth College Marcelo Gleiser é físico e astrônomo renomado

Um dos mais renomados cientistas da atualidade, o físico e astrônomo Marcelo Gleiser saiu em defesa da ciência e destacou o trabalho incessante que profissionais de diversas áreas da pesquisa em todo mundo vem desempenhando no combate ao coronavírus.

Confiante que a vacina contra a Covid-19 sairá em breve, Gleiser lamentou os ataques e os discursos anti científicos que se espalham e que ganharam corpo nos últimos tempos. “Quero ver os antivacinas não a tomarem em meio a essa pandemia que mata milhares de pessoas ao redor do mundo”, provocou.

Em entrevista ao podcast 45 Do primeiro tempo, Marcelo Gleiser destacou o trabalho dos epidemiologistas, estatísticos e matemáticos. “Temos visto o esforço desses profissionais em geral modelos de evolução das curvas de infectados e de mortes em todos os países”.

O atual professor de física e astronomia da Universidade de Dartmouth, nos Estados Unidos disse também de 2020 poderá ser lembrado como um ponto de virada da humanidade, não porque muitos morrerão, mas porque a “pandemia do coronavírus pode nos oferecer a chance de nos reinventarmos.”

Marcelo Gleiser afirma que enfrentamos um inimigo global que não identifica seus alvos por escolhas religiosas, raciais ou políticas. Para ele este é o momento que devemos unir forças, deixando de lado as divisões tribais que definiram nossas escolhas nos últimos milênios.

Ouça o podcast na íntegra:

Assista ao vídeo:

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.