Relembre as críticas de Alexandre Frota que incomodaram o PSL

  • Por Jovem Pan
  • 13/08/2019 16h13 - Atualizado em 13/08/2019 16h14
Ananda Migliano/Estadão Conteúdo Polêmicas vão de oposição à indicação de Eduardo Bolsonaro a embaixada a alfinetadas ao próprio presidente da República

Na manhã desta terça-feira (13), o Partido Social Liberal (PSL) oficializou a expulsão de Alexandre Frota, deputado eleito com mais de 155 mil votos. A decisão foi anunciada pelo presidente do partido, Luciano Bivar, após uma reunião com outros membros. Entre os motivos do desligamento estão as críticas feitas à sigla e ao presidente Jair Bolsonaro.

Relembre as polêmicas de Frota com o PSL:

“O que há de mais velho na política”

No início de agosto, Alexandre Frota assinou uma carta aberta a Bolsonaro, na qual criticou a indicação de Eduardo Bolsonaro para a embaixada dos EUA. O deputado afirmou que o filho do presidente não era qualificado o suficiente e classificou a nomeação como um “mimo”.

“A diplomacia nesse nível pressupõe notórios conhecimentos de política internacional, amplos relacionamentos e, sobretudo, profundas habilidades de negociação. Eduardo nada tem de diplomático, haja vista ter aventado até mesmo o fechamento do STF por ‘um cabo e um soldado'”, escreveu.

“Limpando cagadas do governo”

Em abril, Frota publicou uma série de mensagens em sua conta oficial no Twitter afirmando que o PSL já havia sido ameaçado pelo governo e atacando o guru ideológico de Bolsonaro, Olavo de Carvalho.

“O PSL é dividido entre a tropa de choque, os olavos amestrados e os coisas. Querem saber quando vamos nos entender? Todos os dias temos que ficar limpando as cagadas do governo e aí temos que ouvir um monte de merda que não é culpa nossa.”

Mais críticas a Eduardo

A indicação de Eduardo para a embaixada não foi o único episódio estrelado pelo filho do presidente criticado por Frota. Ele também declarou que se opunha à indicação do colega para o comando do PSL em São Paulo, aderindo ao grupo que apoiava a escolha de Joice Hasselmann para essa função.

“Estou aguardando há dez dias os documentos de prestações de conta do diretório estadual e até agora não me enviaram”, afirmou. Na mesma semana, ele publicou em suas redes uma matéria especial sobre os seis meses do caso Queiroz.

“Tivemos paz quando o Bolsonaro tirou o dente”

No final de julho, depois de já ter criticado algumas falas do presidente, o deputado expressou mais uma vez a sua indignação com o comportamento de Bolsonaro, afirmando que os aliados do governo só tiveram paz em dois momentos, desde a posse: “quando o Twitter ficou fora do ar e quando Bolsonaro tirou o dente”.

“Para governar precisa contar com os deputados”

Frota foi um dos principais articuladores e estrategistas do PSL durante o primeiro turno de votações da reforma da Previdência na Câmara dos Deputados. Na época, ele criticou a falta de empenho do presidente em aprovar o texto, ao não estabelecer uma base de apoio maior no Congresso: “Bolsonaro precisa agora entender que para governar precisa contar com os deputados, não é o Olavo de Carvalho que vota a Previdência, ele não é deputado”.

*Com Estadão Conteúdo

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.