Jovem Pan
Publicidade

Datafolha: Lula lidera intenções de voto nas eleições 2018; Bolsonaro consolida 2º lugar

Pesquisa Datafolha aponta Luiz Inácio Lula da Silva (PT) na liderança nos cenários da eleição presidencial de 2018. Jair Bolsonaro (PSC), de acordo com o estudo, consolidou-se em segundo lugar.

Publicidade
Publicidade

É importante destacar que nessa semana o nome de Geraldo Alckmin começou a despontar como o favorito do PSDB, que enfrentava divisão interna até então. Marina Silva anunciou só no sábado a sua candidatura e Luciano Huck desistiu do pleito.

Em uma simulação, o petista aparece com 34% das intenções de voto, com Bolsonaro em segundo, com 17%, seguido de Marina Silva, 9%, e Alckmin e Ciro Gomes empatados com 6%.

O cenário se mantém – com Lula em primeiro e Bolsonaro em segundo – em simulações com Joaquim Barbosa, Alckmin, Ciro Gomes e Lula; assim como com Henqiue Meirelles, Jais Bolsonaro, Alckmin e Ciro Gomes.

Quando se foi perguntadas as intenções dos participantes da pesquisa sem apresentar os nomes, Lula tem 17% e Bolsonaro 11%. Todos os outros aparecem com menos de 1%.

Sem Lula, Bolsonaro tem ampla vantagem (22%) sobre Ciro Gomes (13%) e Alckmin (12%).

Nos cenários de segundo turno, Lula aparece à frente em todos. No embate com Alckmin (52% a 30%), Marina (48% a 35%) e Bolsonaro (51% a 33%).

A pesquisa fez 2.765 entrevistas entre 29 e 30 de novembro, em 192 cidades. A margem de erro é de dois pontos para mais ou menos.

Publicidade
Publicidade