Declarações de IR em 2019 superam expectativa da Receita

  • Por Jovem Pan
  • 01/05/2019 08h34
Marcello Casal Jr./Agência Brasil Contribuintes em débito já podem acertar as contas através do sistema da Receita Federal Quem perdeu a data limite só poderá enviar a documentação a partir das 8h desta quinta (2)

O número de declarações do Imposto de Renda enviadas este ano superou a expectativa da Receita Federal. Segundo o órgão, o total de contribuintes que entregaram o documento foi de 30.677.080, contra a estimativa de 28,8 milhões. Em 2018, foram 29.269.987 entregas dentro do prazo, 4,8% a menos.

Quem perdeu a data limite só poderá enviar a Declaração do Imposto de Renda Pessoa Física a partir das 8h desta quinta(2). O contribuinte será multado em 1% do imposto devido por mês de atraso (limitado a 20% do imposto total) ou em R$ 165,74, prevalecendo o maior valor. Não será preciso baixar um novo programa. O próprio sistema fará a atualização dos valores na hora de imprimir a guia.

O pagamento das restituições começa em 17 de junho e vai até 16 de dezembro, em sete lotes mensais. Quanto antes o contribuinte tiver entregado a declaração com os dados corretos à Receita, mais cedo será ressarcido. Têm prioridade no recebimento pessoas com mais de 60 anos, contribuintes com deficiência física ou mental e os que têm doença grave.

O contribuinte pode acompanhar o processamento da declaração do serviço Meu Imposto de Renda, disponível no Centro Virtual de Atendimento (e-CAC), no site da Receita. Por meio do extrato, é possível verificar pendências e fazer uma declaração retificadora para evitar cair na malha fina.

Com Agência Brasil

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.