Defesa Civil alerta para calor de 39ºC em São Paulo no fim de semana

Distribuição de água à população será feita até segunda-feira, 13, nos períodos em que o calor excessivo e a baixa umidade podem causar mais problemas de saúde

  • Por Jovem Pan
  • 10/11/2023 09h02
Tiago Queiroz/Estadão Conteúdo Mulher de top e saia, sentada no canteiro central do Minhocão, bebe água; há um homem de boné e sem camisa a alguns metros dela, e um grupo de pessoas andando de costas para ela em uma das vias Pedestres caminham pelo Elevado Presidente João Goulart, o Minhocão, em tarde de sol forte e calor

A chegada de uma nova onda de calor associada a baixos índices de umidade do ar gerou um alerta da Defesa Civil de São Paulo nesta quinta-feira, 9, para a capital paulista e todo o interior. A onda de calor acontece em razão de uma grande massa de ar quente e seco que afeta a maior parte do Brasil. A previsão é que o calor intenso se mantenha até a próxima segunda, 13, mas o cenário pode se estender. A partir desta sexta-feira, 10, agentes da Defesa Civil e equipes da Sabesp (Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo) farão atendimento com bebedouros na Praça da Sé e tendas no entorno do Theatro Municipal. A distribuição de água em copos será feita das 11h às 15h até a próxima segunda, inclusive no final de semana. Com previsão de máximas de 39ºC na capital paulista e umidade do ar em torno de 30%, a ação do governo estadual tem como prioridade atender pessoas em situação de rua, idosos e crianças.

A distribuição de água à população será concentrada no período do dia em que o calor excessivo e a baixa umidade podem causar mais problemas de saúde e exigem mais hidratação. A Defesa Civil também também orienta o público a evitar a exposição direta ao sol nos horários mais críticos e umidificar ambientes fechados. As autoridades estaduais também recomendam o uso de protetor solar e procura por atendimento imediato em unidades de saúde em casos de insolação, grande dificuldade para respirar, alterações bruscas de pressão arterial e desidratação. As pessoas devem evitar atividades físicas ao ar livre entre 10h e 16h e manter animais de estimação em locais protegidos.

A Defesa Civil também recomenda atenção a áreas de vegetação seca, uma vez que o risco para incêndios florestais será elevado. Nas demais regiões do território paulista, os sistemas locais de Defesa Civil poderão ser acionados para iniciativas similares. A Prefeitura de São Paulo também vai distribuir água e frutas em dez estruturas instaladas em todas as regiões da capital. Confira abaixo os locais das tendas que funcionarão das 10h às 16h:

  • Centro – Praça da República e Praça Marechal Deodoro
  • Zona sul – Santo Amaro (Praça Floriano Peixoto, nº 54) e Capela do Socorro (Praça José Boemer Roschel);
  • Zona norte – Santana (Avenida Cruzeiro do Sul, nº 3.180) e Vila Maria (Praça Novo Mundo)
  • Zona Leste – Guaianases (Praça Presidente Getúlio Vargas, s/n), Itaquera (Avenida Musgo de Flor com Avenida Imperador, embaixo do viaduto Jacu Pêssego) e Mooca (Praça Cid José da Silva Campanella)
  • Zona Oeste – Lapa (Rua do Curtume, s/n – esquina com Guaicurus).

A onda de calor será ainda mais intensa em algumas regiões do interior de São Paulo. Os termômetros devem marcar 42ºC nas regiões de São José do Rio Preto, Araçatuba, Presidente Prudente e Marília. Para Araraquara, Barretos, Bauru, Franca, Litoral Norte e Ribeirão Preto, a máxima será de 40°C. Em São José dos Campos, a temperatura pode chegar a 39ºC. Já nas regiões de Campinas e Sorocaba, os termômetros devem marcar 36ºC, com previsão de mesma máxima para as cidades da Baixada Santista, Vale do Ribeira e entorno de Itapeva.

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.