Dilma fala em “perseguição política”: Lula é íntegro, forte e corajoso

  • Por Jovem Pan
  • 05/04/2018 23h31 - Atualizado em 06/04/2018 00h03
EFE/Hedeson Alves Dilma condenou a violência e pregou: "Tem pessoas na população que precisam desses ovos que eles desperdiçam tentando nos atingir"

A ex-presidente Dilma Rousseff (PT) discursou na noite desta quinta-feira (5) em frente ao Sindicato de Metalúrgicos do São Bernardo do Campo, onde seu antecessor no Planalto, Luiz Inácio Lula da Silva, está desde que foi decretado mandado de prisão contra ele.

“Esse é o cara”, disse Dilma sobre Lula. E continuou: “Esse é o cara que alguns, com perseguição política, querem colocar atrás das grades”. A presidente elogiou a força seu padrinho político: “tenham certeza que o presidente Luiz Inácio Lula da Sila é uma pessoa íntegra, uma pessoa forte, uma pessoa corajosa”.

“Ele vai enfrentar (a prisão) com a tranquilidade que têm os inocentes”, disse também.

A presidente cassada também criticou “a rapidez com que decidiram” a prisão de Lula.

“Nós resistimos. A resistência pacífica daqueles que têm razão”, conclamou também Dilma aos milhares de militantes, que respondiam: “Lula guerreiro do povo brasileiro”.

“Golpe”

Para Dilma, a prisão de Lula representa “mais uma fase do golpe” iniciado com o processo de impeachment, em 2016. “Colocaram no Planalto uma quadrilha”, declarou, em relação ao governo do seu ex-vice Michel Temer.

“Estão impunes aqueles que passeiam para lá e para cá com malas de dinheiro”, afirmou.

Contra a violência

A ex-presidente fez um discurso contra a violência. Ela conclamou “os brasileiros e brasileiras que querem um país unido”.

“Vocês são capazes de resistir. Nós sabemos como nos comporta. Nós sabemos como nos comportar. Nós não somos um bando de pessoa que entende só uma linguagem, a linguagem da violência, das pedras, dos tiros. Esse não é o Brasil que nós queremos”, discursou, em referência a ataques sofridos por recente caravana de Lula pelo Sul do País.

“Tem pessoas na população que precisam desses ovos que eles desperdiçam tentando nos atingir. Eles são fascistas”, disse também a ex-presidente. O ônibus de da caravana e o próprio ex-presidente foram alvejados por ovos durante a caravana pelo Sul no final de fevereiro. Nesta quinta, porém, defensores do petista atacaram a imprensa em São Bernardo, também com ovo, como o carro do jornal O Estado de S. Paulo.

Crítica à decisão da Justiça

Dilma também criticou a rejeição do “habeas corpus” preventivo de Lula pelo STF e disse que há maioria na Corte contra a prisão após condenação em 2ª instância.

“Hoje o golpe tem uma etapa dolorosa, que é o julgamento do presidente Lula. Mas ficou claro que não havia uma posição único. Ficou claro que a maioria (do STF) entendia que não se podia ferir a presunção de inocência, rasgar a Constituição, pisotear a Constituição”, declarou.

Veja um dos trechos do discurso de Dilma divulgado pela página do Facebook de Lula:

Publicado por Lula em Quinta-feira, 5 de abril de 2018

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.