Documentário aborda rotina de trabalho em base brasileira na Antártica

  • 15/01/2020 19h16
Mauricio de Almeida/TV Brasil Base brasileira na Antártica foi reinaugurada nesta quarta-feira (15)

A Petrobras lançou a série “Limiar: Fronteiras do Conhecimento”, com pequenos documentários que mostram a rotina de quem trabalha em locais fora do comum e em condições extremas.

O primeiro episódio da série mostra o trabalho dos pesquisadores na Estação Antártica Comandante Ferraz, reinaugurada nesta quarta-feira (15). A equipe do documentário viajou 12 mil quilômetros e conversou com pesquisadores e outros integrantes do Programa Antártico Brasileiro (Proantar) sobre as particularidades da Antártica, onde as temperaturas podem chegar a – 50ºC.

A base, operada pela Marinha, recebe apoio da Petrobras por meio do Proantar. Na estação são realizadas pesquisas científicas nas áreas ambiental, meteorológica, biodiversidade e química. O acordo permite à companhia participar de pesquisas e ter acesso a informações que possibilitam o aprimoramento dos modelos de previsão meteorológica, de ondas e correntes marinhas utilizados pela companhia.

Em outro episódio, a série mostra o trabalho de profissionais que atuam na produção de petróleo e gás em águas ultraprofundas, a mais de 300 quilômetros da costa.

De acordo com a gerente executiva de Comunicação e Marcas da Petrobras, Flavia da Justa, “a ideia é apresentar onde atuamos no limiar do conhecimento humano e como a tecnologia, aliada sempre à segurança, nos levou a sermos tão eficientes mesmo em ambientes tão desafiadores”.

Os episódios podem ser assistidos no portal Nossa Energia, da Petrobras.

*Com Agência Brasil

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.