Eleitores de Lula apoiam continuidade da Lava Jato
A Lava Jato é apoiada pela grande maioria dos brasileiros, não importando sua preferência partidária, indica pesquisa do Instituto Datafolha divulgada nesta terça-feira (17).
No geral, mais de oito a cada dez entrevistados (84%) entendem que a Operação deve continuar, enquanto 12% defendem o seu encerramento. Quatro por cento não souberam responder.
Mesmo entre os eleitores do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), 77% dos entrevistados apoiam a Lava Jato, que o condenou e prendeu no último dia 7.
A corrupção é apontada pelos pelos entrevistados como o principal problema do País, para 21%, em empate técnico com a saúde, lembrada por 19%.
Desesperança
Apesar do apoio à Lava Jato, a 68% dos brasileiros avaliam que a maioria dos 100 políticos delatados na Operação não será presa. A quantidade de desesperançosos com o combate à corrupção, porém, caiu 4% em relação ao estudo realizado há um ano.
Afirmam que a maioria será presa 16%, e 11% projetam que todos os delatados serão detidos.
Questionados se a corrupção no Brasil vai diminuir após a Lava Jato, 37% disseram que sim, ante 44% do levantamento de setembro do ano passado.
Cerca de metade (51%) dos entrevistados avalia que a corrupção seguirá ma mesma proporção e 10% entendem que ela irá aumentar.
O Datafolha destacou que os eleitores do PSDB são os que mais acreditam que a corrupção vai diminuir com a Lava Jato: 54%.
Comentários
Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.