Esta é a eleição que mais mudanças teve, diz diretora do Ibope

  • Por Jovem Pan
  • 24/10/2014 13h42
OSASCO, SP, 01.09.2014: DEBATE-PRESIDENTE - Dilma Rousseff (PT) e Aécio Neves (PSDB) no debate entre os candidatos à presidência da República, realizado em parceria entre o SBT, UOL, Folha e Jovem Pan. O debate é realizado na sede do SBT em Osasco, na região metropolitana de São Paulo. (Foto: Marlene Bergamo/Folhapress) Eduardo Knapp/Folhapress Dilma Rousseff e Aécio Neves vão para o segundo turno disputar a Presidência

Marcia Cavallari, diretora-executiva do Ibope, falou em entrevista ao Jornal da Manhã da Jovem Pan, sobre as expectativas na reta final da campanha presidencial de segundo turno.

“As denúncias relacionadas à Petrobras já são de conhecimento de todo eleitorado”, disse também Cavallari. “O que precisa é de uma prova contundente.”

“O eleitor já está preparado para isso, ouvindo denúncias de todos os lados”, avalia a diretora.

Cavallari assume que, de acordo com as últimas pesquisas, o favoritismo é de Dilma, mas lembra que “essa eleição é a eleição que mais mudanças a gente teve” e ressalta a importância do último debate presidencial nesta sexta na Rede Globo.

“O crescimento de Aécio no primeiro turno se deu exatamente pós-debate” no final do primeiro turno, compara ainda a diretora do Ibope.

“Hoje, o próprio eleitor fazendo perguntas de temas específicos aos candidatos, pode ajudar a gerar reflexões”, considera.

Mesmo com a disputa acirrada, a pesquisadora prevê um aumento da abstenção no segundo turno porque muitos Estados não têm segunda etapa e já têm seus governadores definidos.

Ao mesmo tempo diminui a questão do erro na urna pelo processo ser mais simples, com apenas um ou dois cargos eletivos, diz.

No domingo não haverá pesquisa de boca de urna, uma vez que os resultados oficiais vão começar a ser divulgados apenas às 20h por causa do horário de verão.

A última pesquisa Ibope será feita nesta sexta e sábado com duas “sub-amostras” do pré e pós-debate.

“Eleição e mineração, só depois da apuração”, conclui a diretora do instituto.

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.