Executiva nacional do PSDB rejeita pedido de expulsão de Aécio Neves

  • Por Jovem Pan
  • 21/08/2019 20h45 - Atualizado em 21/08/2019 20h45
Valter Campanato/ Agência Brasil Valter Campanato/ Agência Brasil Relator, deputado Celso Sabino (PSDB-PA) apresentou parecer contra o pedido de expulsão

A executiva nacional do PSDB rejeitou na noite desta quarta-feira (21) o pedido de expulsão do partido do deputado Aécio Neves (PSDB-MG).

Em reunião que durou cinco horas, o relator, deputado Celso Sabino (PSDB-PA), apresentou parecer contra a representação feita pelos diretórios municipal e estadual em São Paulo que pedia a saída do ex-candidato à Presidência. Ele considerou que não havia motivos e pediu pela rejeição. “O deputado não tem nenhuma condenação”, disse.

A maioria dos membros votou com o relator e, com isso, o pedido foi rejeitado. Foram 30 votos a favor. Apenas quatro foram contra e pediram para que o processo de expulsão fosse aberto: o deputado Samuel Moreira (PSDB-SP), o prefeito de São Bernardo, Orlando Morando, o tesoureiro do partido César Gontijo e o secretário de Saúde de São Paulo, Edson Aparecido. Houve uma abstenção do líder do PSDB na Câmara, Carlos Sampaio (PSDB-SP).

Derrota para João Doria?

A rejeição do pedido de expulsão é considerada como uma derrota ao governador de São Paulo, João Doria, um dos principais defensores da expulsão de Aécio do partido. O movimento seria parte do que ele já chamou de “faxina ética” no PSDB, que ano passado teve o pior desempenho eleitoral de sua história.

Há o temor de que a permanência no partido atrapalhe os planos eleitorais de Doria para a Presidência em 2022, e de Bruno Covas, prefeito de São Paulo, que disputará a recondução ao cargo nas eleições do ano que vem.

O presidente do partido, Bruno Araújo, disse que a decisão foi democrática e negou significasse uma derrota a Doria. “João Doria é um aliado e um pré-candidato a presidente de todos nós no partido. É uma discussão aparteada de relações pessoais e políticas”, disse.

Segundo Araújo, o PSDB respeitou as instâncias do partido de forma democrática. “Em cinco horas, o partido decidiu pelo arquivamento”, disse. “O assunto Aécio Neves em relação aos fatos apresentados está encerrado”, afirmou. Segundo ele, mesmo que chegue qualquer nova representação pedindo a expulsão de Aécio, em relação aos mesmos fatos, isso será arquivado.

*Com Estadão Conteúdo

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.