Febraban alerta para golpes em compras na internet para o Dia dos Namorados

Segundo a instituição, quadrilhas se especializaram em aproveitar momentos de grande volume de compras online, como nessa data, para aplicar golpes e roubar dados pessoais.

  • Por Jovem Pan
  • 09/06/2019 10h51 - Atualizado em 09/06/2019 15h49
Agência Brasil Compras na internet Ofertas tentadoras escondem, às vezes, links maliciosos que capturam dados pessoais, de acordo com a Febraban

A Federação Brasileira de de Bancos (Febraban) fez um alerta para golpes nas compras online para o Dia dos Namorados, comemorado em 12 de junho. Segundo a instituição, quadrilhas se especializaram em aproveitar momentos de grande volume de compras online, como nessa data, para aplicar golpes e roubar dados pessoais.

Ofertas tentadoras escondem, às vezes, links maliciosos que capturam dados pessoais, afirma a federação. “Desconfie das promoções com preços muito menores do que o valor real do produto. Os criminosos aproveitam a empolgação dos consumidores, com a oportunidade de um bom negócio, para aplicar golpes”, alertou o diretor da Comissão Executiva de Prevenção a Fraudes da Febraban, Adriano Volpini.

Sites e e-mails falsos, ligações e mensagens são algumas das artimanhas usadas pelos golpistas para enganar as pessoas e ter acesso a informações pessoais, como nome completo, CPF, número de cartões de crédito e dados bancários.

O golpe ocorre quando a pessoa recebe um e-mail ou mensagem com ofertas tentadoras e compra uma mercadoria em um determinado site, acreditando que ele é confiável, fornecendo dados sigilosos, como número de cartão de crédito e senhas. Com essas informações, os bandidos realizam transações, burlam bloqueios de segurança, desbloqueiam novos cartões e realizam a confirmação de dados pessoais da vítima.

Outro esquema muito utilizado pelas quadrilhas, diz a Febraban, envolve aplicativos maliciosos. O golpe também começa com o envio de um e-mail suspeito com um link. Ao clicar, um vírus se instala no dispositivo dando acesso total aos bandidos. Com essa técnica, comumente chamada de phishing, eles conseguem acessar dados como nomes de usuário e senhas e realizar transações.

Segundo a Febraban, os criminosos também usam perfis falsos com ofertas tentadoras de produtos mais baratos, promoções para ganho de pontos e milhagens e recadastramentos de segurança, usados como artifício para a captura de dados dos clientes.

Outro ponto que merece atenção são os celulares. A grande popularidade dos smartphones despertou a atenção das quadrilhas que passaram a criar golpes específicos para essa plataforma. É o caso do golpe da clonagem de WhatsApp, em que os criminosos enviam mensagens para os contatos da pessoa, fazendo-se passar por ela, pedindo dinheiro emprestado.

Uma medida simples para evitar que o WhatsApp seja clonado é habilitar, no aplicativo, a opção “Verificação em duas etapas” (Configurações/Ajustes > Conta > Verificação em duas etapas). Desta forma é possível cadastrar uma senha que será solicitada periodicamente pelo aplicativo.

Dicas para se previnir

  • Verifique se o remetente de um e-mail não solicitado ou não cadastrado para receber promoções é, de fato, uma empresa idônea;
  • Não clique em links. Digite os dados no navegador para acessar o site;
  • Ao utilizar sites de busca, verifique cuidadosamente o endereço (URL) para garantir que se trata do site que deseja acessar. Fraudadores utilizam-se de “links patrocinados” para ganhar visibilidade nos resultados de buscas;
  • Dê preferência a sites conhecidos e verifique a reputação de sites não conhecidos, lendo comentários de clientes que já utilizaram as plataformas;
  • Nunca use um computador público ou de um estranho para efetuar compras ou inscrever seus dados bancários;
  • Sempre utilize, em seu computador ou smartphone, softwares e aplicativos originais e mantenha sempre um antivírus atualizado;
  • Caso seu celular seja roubado, entre em contato com a central de atendimento de seu banco para comunicar a ocorrência e bloquear as operações que podem ser feitas via smartphone;
  • Não repasse nenhum código fornecido por SMS e nem qualquer outra informação sem confirmação com o setor responsável das empresas através dos canais de atendimento;
  • Como regra, as grandes empresas de compra e venda na internet não mantém contato com o cliente através de aplicativos de mensagens, portanto sempre desconfie.

*Com informações da Agência Brasil

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