Jovem Pan
Publicidade

Garotinho não pode ser preso até que se esgotem os recursos na Justiça, determina Lewandowski

Anthony Garotinho não será candidato ao governo do Estado do Rio de Janeiro

O ministro do Supremo Tribunal Federal Ricardo Lewandowski determinou que Anthony Garotinho, ex-governador do Rio de Janeiro, não pode ser preso até que todas as possibilidades de recurso na Justiça se deem por esgotadas. Ou ainda depois que a Corte analise a prisão após condenação em segunda instância.

Publicidade
Publicidade

A decisão do ministro é do dia 02 de outubro e foi tomada por meio de um habeas corpus concedido a Garotinho. A decisão, entretanto, foi divulgada apenas nesta terça-feira (09).

Lewandowski afirma na decisão que a Constituição é expressa ao dizer que uma pessoa só pode ser considerada culpada após o trânsito em julgado da condenação, ou seja, quando já não cabem mais recursos. O ministro concedeu o pedido de ofício, quando toma a decisão sem ser motivado, após já ter negado inicialmente um habeas corpus apresentado pela defesa.

“Por essas razões, constatada a excepcionalidade da situação em análise faz necessária a suspensão da possibilidade da execução antecipada da pena imposta ao paciente”, escreveu o ministro.

Condenado em primeira e segunda instâncias, Garotinho ainda pode recorrer aos tribunais superiores. A decisão do TRF2 impôs pena de quatro anos e seis meses de prisão em regime semiaberto ao ex-governador por formação de quadrilha armada.

Garotinho foi condenado no processo que investigou esquema de corrupção envolvendo delegados acusados de receber propina para facilitar a exploração de jogos de azar no Rio de Janeiro em 2008.

O ex-governador chegou até mesmo a concorrer nas eleições, mas teve sua candidatura barrada pelo Tribunal Superior Eleitoral antes do primeiro turno.

Publicidade
Publicidade