Jovem Pan
Publicidade

Governador eleito pelo Novo anuncia que Minas entrará em Regime de Recuperação Fiscal

Romeu Zema

Romeu Zema (Novo), governador eleito de Minas Gerais, participou de um evento nesta quinta-feira (22), em São Paulo, em que comentou algumas das medidas que pretende adotar a partir de janeiro de 2019. Entre uma e outra, anunciou que o estado entrará no Regime de Recuperação Fiscal (RRF) do governo federal para renegociar sua dívida.

Publicidade
Publicidade

“Não há alternativas para Minas a não ser repactuar a dívida de R$ 90 bilhões que tem com a União”, disse. “Vamos tentar agilizar ao máximo este pacote para que isso ocorra até o primeiro semestre de 2019. Vai ter impacto no segundo semestre e nos anos seguintes”.

O RRF foi criado pelo governo federal para oferecer instrumentos para o ajuste das contas aos estados com grave desequilíbrio financeiro. Para a adesão, o governo exige algumas contrapartidas, principalmente medidas de austeridade fiscal. Em Minas, por exemplo, o governador eleito pretende realizar a venda de empresas estatais e também congelar contratações de funcionários públicos.

“Minas Gerais tem perdido participação na economia do Brasil sistematicamente nos últimos 20 anos”, afirmou. “Apesar de todas estas dificuldades, ainda é um estado viável.”

*Com informações do Estadão Conteúdo

Publicidade
Publicidade