Governadores e Temer fecham acordo para repasse de multas da repatriação

  • Por Jovem Pan com Agência Brasil
  • 22/11/2016 20h04

Governadores se reúnem com o presidente Michel Temer Valter Campanato/Agência Brasil Reunião com Temer

O governador de Santa Catarina, Raimundo Colombo, disse que a equipe econômica do governo Michel Temer aceitou repassar parte do dinheiro arrecadado com as multas da chamada repatriação. A afirmação veio após Colombo deixar a reunião com presidente e os chefes dos Executivos estaduais. Os recursos, obtidos com a regularização de ativos mantidos por brasileiros no exterior, eram objeto de disputa no Supremo Tribunal Federal (STF). A União já tinha repassado a estados e município o dinheiro recolhido com o Imposto de Renda, mas os governadores defendiam também o direito à divisão dos recusos arrecadados com as multas.

Segundo o ministro da Fazenda, Henrique Meirelles, o Brasil está enfrentando a pior recessão de sua história. De acordo com ele, a medida pode ser uma forma de colocar a situação em ordem.  “Se a a repatriação surpreender positivamente, se (a arrecadação) for acima.. é uma forma de equilibrar as finanças dos governos estaduais”, afirmou.

Governadores e representantes de 24 estados mais o Distrito Federal estão reunidos há quatro horas com Temer no Palácio do Planalto para discutir o acordo e demais propostas para solucionar a crise financeira das unidades da federação.

O montante, segundo os governadores, é de cerca de R$ 5,2 bilhões, dos R$ 46,8 bilhões obtidos com a repatriação. De acordo com Colombo, o acordo fechado prevê que os estados retirem as ações que tramitam no STF reivindicando o repasse.

“Os recursos da multa serão partilhados com estados e municípios, assim como foi feito com o imposto. Há um compromisso nosso, como contrapartida, que a gente continue lutando com o ajuste fiscal, para equilíbrio das contas públicas e apoiando fortemente o governo federal na reforma da previdência”, afirmou Raimundo Colombo, ao deixar a reunião

Sobre a possibilidade de os estados trabalharem para promoverem reformas da previdência locais com as mesmas regras da que será proposta pelo governo federal, Colombo disse não haver um “compromisso” e sim uma “intenção” de trabalho em conjunto. Mais cedo, o governador do Rio de Janeiro, Luiz Fernando Pezão, havia dito que dentre as pautas conjuntas está alterar as regras para aposentadoria com os “mesmos termos” para todos os estados.

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.