Governo lança edital para construção da maior fábrica de vacinas da América Latina
O Ministério da Saúde informou que o edital que abre licitação para contratação de investidores interessados em participar da construção do Complexo Industrial de Biotecnologia em Saúde, em Santa Cruz (RJ), será publicado nesta sexta-feira, 5, no Diário Oficial da União (DOU). O complexo é um projeto do Instituto de Tecnologia em Imunobiológicos da Fiocruz, mais conhecido como Bio-Manguinhos, e promete ser a maior fábrica de produtos biológicos da América Latina, aumentando em quatro vezes a capacidade de produção do instituto. “Além da incorporação de novos produtos de relevância para o SUS, como vacinas para o calendário de imunização e biofármacos que tratam doenças crônicas, raras, autoimunes e oncológicas, ele possibilitará dar respostas rápidas em situações de emergência sanitária, como a da atual pandemia da Covid-19“, diz nota conjunta do ministério e da Fiocruz.
A partir da publicação do edital, os potenciais investidores terão o prazo de 12o dias para elaborarem as propostas. Após a conclusão da licitação, a expectativa é de que a construção comece no segundo semestre de 2021. De acordo com o governo, os primeiros prédios de Boas Práticas de Fabricação começarão a ficar prontos em cerca de 24 meses. A obra de todo o Complexo Industrial de Biotecnologia em Saúde, que abrange uma área de aproximadamente 580 mil m², deve ser finalizada em quatro anos. O centro será constituído por nove prédios. Segundo a nota, o investimento é da ordem de R$ 3,4 bilhões e prevê a geração de 5 mil empregos diretos nesta etapa de obras, e de 1.500 postos de trabalho para a operação do empreendimento. A previsão é de que o complexo tenha uma capacidade de produzir 120 milhões de frascos de vacina por ano. Em doses, a capacidade irá variar conforme o “mix” de produtos, podendo ser superior a 600 milhões de doses por ano. “O investimento em infraestrutura e em competências tecnológicas na produção de imunobiológicos é uma questão estratégica de Estado, não somente para garantir a autossuficiência e soberania nacional no atendimento às demandas de rotina de interesse para a saúde pública, como também para possibilitar a rápida resposta a demandas emergenciais”, afirma a nota.
[jp-related-posts ids=”1044689,1044605,1044446″]
Assuntos
continue lendo
Saúde
Ministério da Saúde reforça chamamento para vacinação contra o sarampo
Campanha Nacional de Multivacinação segue até a próxima terça-feira (1º) e tem como objetivo verificar a situação vacinal de crianças e adolescentes menores de 15 anos
- Emendas parlamentares somam R$ 47,1 bilhões após salto de 315% em 11 anos, aponta Ipea Estadão Conteúdo · há 13 minutos
- Estudante agredido na UFRJ nega acusações: ‘Não sou nazista’ Estadão Conteúdo · há 17 horas
- Defesa Civil alerta para chuva com raios em SP Estadão Conteúdo · há 20 horas
- Coronel do Exército morre após cair de parapente em praia do RJ Estadão Conteúdo · há 2 dias