Jovem Pan
Publicidade

Governo quer dar resposta sobre estados na Previdência até segunda

Davi Alcolumbre, presidente do Senado, assume a presidência durante viagem do presidente em exercício, general Hamilton Mourão

O ministro da Economia, Paulo Guedes, esteve na casa do presidente do Senado, Davi Alcolumbre, nesta quinta-feira (27). Ao final, ambos concordaram sobre a importância de incluir os estados na reforma da Previdência para ela ser “a mais abrangente possível”.

Publicidade
Publicidade

O líder do governo no Senado, Fernando Bezerra (MDB-PE), também esteve no encontro e afirmou que a equipe econômica vai trabalhar nos próximos dias para apresentar uma proposta que agrade os governadores. “Esperamos que até segunda-feira (1°) se possa ter um entendimento com os governadores, que se permita a vinda deles a Brasília na terça para poder haver uma manifestação pública da construção de um entendimento.”

Durante conversas com os parlamentares ontem (26), os governadores afirmaram que a reforma como está não resolve o problema de caixa dos estados. Eles reivindicaram a aprovação de projetos que aumentem os recursos dos estados. Guedes se mostrou sensível a esse tema.

Governo, Alcolumbre e o presidente da Câmara, Rodrigo Maia, tentam vencer a resistência de parlamentares a incluir estados e municípios no texto. A avaliação de muitos líderes partidários é de que colocá-los na reforma — e, consequentemente, ter regras mais duras para servidores desses entes da federação — traria desgaste junto às bases eleitorais.

*Com Agência Brasil

Publicidade
Publicidade