Covid-19: Governo suspende restrição a cruzeiros e isolamento de viajantes

  • Por Jovem Pan
  • 15/03/2020 08h30
MATEUS BONOMI/AGIF - AGÊNCIA DE FOTOGRAFIA/ESTADÃO CONTEÚDO Uma das medidas suspensas previa o isolamento domiciliar das pessoas que chegarem ao Brasil, mesmo sem sintomas da doença

O ministério da Saúde suspendeu neste sábado (14) duas das restrições que haviam sido divulgadas como formas de prevenção à propagação da Covid-19. As medidas foram alvo de questionamentos e serão reavaliadas.

A primeira restrição previa o isolamento domiciliar das pessoas que chegarem ao Brasil, mesmo que não apresentassem sintomas da doença, por sete dias.

Após ser questionado por Estados e municípios, o ministério manteve a recomendação de isolamento para as pessoas com sintomas, como febre e tosse, mas suspendeu neste momento para os demais viajantes.

A segunda mudança diz respeito a cruzeiros que atracam nos portos brasileiros. Na sexta-feira (13), o secretário de Vigilância em Saúde, Wanderson Oliveira, disse que era uma determinação do governo o impedimento a esse tipo de embarcação.

Entretanto, no sábado (14), o ministério da Saúde divulgou que as eventuais restrições aos cruzeiros ainda serão analisadas de forma individual.

Medidas

Atualmente, estão em vigor as seguintes recomendações: cancelar, adiar ou realizar sem público grandes eventos; em caso de morte pelo novo coronavírus, evitar velório com concentração de pessoas; idosos e doentes crônicos não devem viajar, ir a cinema, shoppings, shows e locais com aglomeração.

Em áreas com transmissão local, as escolas devem parar e o trabalho deve ser reduzido.

Novo balanço

O número de casos de infecção pelo novo coronavírus confirmados no Brasil subiu para 121. Ao todo, 13 estados já têm casos da doença – com destaque para São Paulo (65) e Rio (22), que já possuem transmissão comunitária, ou seja, a circulação do vírus se expandiu e é impossível rastrear a origem de cada infecção.

*Com informações do Estadão Conteúdo.

 

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.