Caminho para o impeachment de Bolsonaro está aberto, afirma advogado
O advogado criminalista Conrado Gontijo, em entrevista à Jovem Pan, afirmou que, após o pedido de demissão de Sergio Moro, “juridicamente o caminho para o impeachment está aberto” contra o presidente Jair Bolsonaro.
Gontijo analisou que Bolsonaro “vem praticando recorrentemente crimes de responsabilidade”, mas que, até a saída de Moro, não havia “ambiente político para que esses processos [de impeachment] caminhassem”.
“Mas o fato é que procurar o ministro Moro com a finalidade de promover substituição de dirigentes da Polícia Federal, para criar uma PF que atenda a seus interesses pessoas, que forneça relatórios sobre investigações, o presidente Bolsonaro atua de forma absolutamente incompatível com aquilo que se espera de um presidente da República. AS leis são muito claras”, completou.
O advogado explicou: “Pela primeira vez, a confirmação dessas práticas se dá por alguém de dentro do Governo. Da minha perspectiva, juridicamente o caminho para o impeachment está aberto. As condições jurídicas já estão postas, já estavam, mas agora ganham força com o evento político de hoje e caberá ao Congresso Nacional para avaliar a necessidade desses processos. Não enxergo que o presidente possa evitar o processo de impeachment.”
Comentários
Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.