Jovem Pan
Publicidade

Indicados à diretoria do BC chegam para sabatina na CAE do Senado

Novo presidente do Banco Central

Os indicados pelo presidente do Banco Central, Ilan Goldfajn, a cargos de diretoria na instituição participam de audiência pública na Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) do Senado, na manhã desta terça-feira (5). Os profissionais passam por sabatina feita pelos parlamentares e, se aprovados, vão precisar também do aval do plenário da Casa.

Publicidade
Publicidade

Goldfajn sugeriu Carlos Viana de Carvalho para a Política Econômica, Reinaldo Le Grazie para Política Monetária, o procurador-geral da instituição, Isaac Sidney Menezes Ferreira, para Relacionamento Institucional e Cidadania e Tiago Couto Berriel para Assuntos Internacionais. O presidente do Senado, Renan Calheiros, disse que tem a intenção de, se aprovados, levar os nomes dos indicados, ainda nesta terça, ao Senado.

Se tudo correr dentro do esperado, com os candidatos aos cargos recebendo o crivo dos senadores, os diretores do BC já participarão da próxima reunião do Comitê de Política Monetária (Copom), marcada para os dias 19 e 20 deste mês de julho. Será a primeira participação do novo presidente no colegiado também.

Em 7 de junho, Goldfajn também passou pelo mesmo processo antes de assumir o posto. A sua sabatina durou pouco mais de quatro horas e ele foi aprovado por 19 votos favoráveis ante oito contrários, o menor placar favorável para um presidente do BC da era do Plano Real. No plenário, ele obteve 56 votos a favor e 13 contra. 

O indicado para diretor da Comissão de Valores Mobiliários (CVM), Henrique Balduino Machado Moreira, também será sabatinado ainda hoje pelos senadores.

Publicidade
Publicidade