Itamaraty exonera diplomata que emitiu alertas de golpe no País

  • Por Estadão Conteúdo
  • 14/06/2016 21h21
Renato Araújo/ABr Milton Rondó Filho

O Ministério das Relações Exteriores exonerou nesta terça-feira, 14, do cargo de coordenador-Geral de Ações Internacionais de Combate a Fome, o ministro de segunda classe Milton Rondó Filho. Em março passado, ele emitiu um alerta a todas as representações do Brasil no exterior alertando sobre a ocorrência de um “golpe” no País e pedindo a cada posto que designasse um funcionário para dialogar com entidades da sociedade civil local sobre o processo em curso no País. 

O incidente foi revelado pelo jornal O Globo. Segundo a reportagem, após o primeiro telegrama, Rondó emitiu uma segunda circular, reproduzindo conteúdo de uma correspondência da Associação Brasileira de Organizações Não-governamentais (Abong) que começava com “É momento de resistência democrática!”.

Em reação, a Secretaria Geral da pasta emitiu uma circular cancelando as duas anteriores. Mesmo assim, Rondó ainda enviou uma terceira correspondência. Pelo ocorrido, o diplomata foi advertido. 

A medida apenas retira de Rondó o posto de chefia. O Itamaraty informou que a exoneração foi uma “substituição natural de um ocupante de cargo em confiança, e da movimentação habitual de membro do Serviço Exterior Brasileiro”, e que o diplomata receberá uma nova função.

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.