João Santana renuncia a cargo em campanha presidencial na República Dominicana

  • Por Agência Estado
  • 22/02/2016 18h14
DF - LAVA JATO/23ª FASE/JOÃO SANTANA - POLÍTICA - Foto de arquivo de 07/10/2010 de João Santana, marqueteiro do PT, durante debate na Universidade Católica de Brasília. João Santana é um dos alvos da Operação Acarajé, 23ª fase da Lava Jato, deflagrada pela Polícia Federal nesta segunda-feira, 22. Santana trabalhou nas campanhas do ex- presidente Luiz Inácio Lula da Silva e da presidente Dilma Rousseff. A nova fase mira os pagamentos feitos pela construtora Norberto Odebrecht para Santana, no exterior. Foram presos o operador de propinas Zwi Skornik e estão em andamento buscas e apreensões ainda na Odebrecht. As medidas contra Santana foram prejudicadas, pois ele está fora do País. 23/09/2010 - Foto: WILSON PEDROSA/ESTADÃO CONTEÚDO Wilson Pedrosa/Estadão Conteúdo Marqueteiro João Santana é alvo da 23ª fase da Lava Jato (Estadão Conteúdo)

Após ter sua prisão decretada pelo juiz Sérgio Moro, o jornalista e marqueteiro João Santana, que atuou nas campanhas de Lula e Dilma (2010 e 2014) à Presidência, divulgou carta nesta segunda-feira, 22, informando ter renunciado de seu cargo na campanha do presidente Danilo Medina à reeleição na República Dominicana. No texto, Santana diz que a renúncia permitirá a ele “defender-se de acusações infundadas” e ressaltou que se colocou à disposição das autoridades desde a semana passada para esclarecer “qualquer especulação”.

Nesta manhã, a Polícia Federal deflagrou a 23ª etapa da Lava Jato e cumpriu 51 mandados. Os mandados de prisão temporária de Santana e sua esposa, contudo, não foram cumpridos pois ambos estavam na República Dominicana. Os dois informaram que vão se apresentar às autoridades brasileiras em breve.

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.