Justiça do RJ prorroga prisão domiciliar para presos do semiaberto

  • Por Jovem Pan
  • 15/04/2020 21h43
Wilson Dias/Agência Brasil Sombras de mãos na frente de grades Decisão vai de acordo com o prolongamento das medidas de restrição no estado

A Justiça do Rio de Janeiro prorrogou por mais 30 dias a autorização para que os presos dos regimes aberto e do semiaberto, além daqueles que estão em liberdade condicional, permaneçam em suas casas.

A decisão, tomada em função da pandemia do novo coronavírus, foi assinada nesta quarta-feira (15) pelo juiz da Vara de Execuções Penais (VEP), Rafael Estrela. A medida atende aos pedidos feitos pela Secretaria estadual de Administração Penitenciária (Seap) e por 11 promotorias de Justiça do Ministério Público que atuam junto à VEP. As resoluções anteriores haviam ocorrido nos dias 18 e 19 de março.

No texto, o magistrado destaca que o governo do Estado publicou, na última segunda-feira (13), o Decreto 47.027, prorrogando as medidas de combate à Covid-19 até o dia 30 de abril, objetivando minimizar a circulação e aglomeração de pessoas, com repercussões e orientações que impactam inclusive o Sistema Prisional Estadual. Entre elas, a proibição de visitação a unidades prisionais e o transporte de detentos para a realização de audiências, “que demonstram e reforçam a adoção de medidas que, apesar de excepcionais, se mostram necessárias e urgentes”.

Na decisão, o juiz diz que entendeu que “permanecem presentes as razões expostas anteriormente e ressaltadas no ofício requisitório, a saber, a situação de emergência de saúde pública do Estado do Rio de Janeiro e a imprescindibilidade de adoção de prevenção da doença no sistema penitenciário deste Estado”.

Caberá à Seap dar ciência aos presos a respeito da nova decisão, organizar o retorno às unidades prisionais e comunicar eventuais não regressos na data designada à Vara de Execuções Penais.

* Com informações da Agência Brasil

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.