Justiça reverte decisão e determina que médicos peritos do INSS voltem ao trabalho presencial

Entendimento foi dado após AGU ter recorrido da suspensão do retorno; Associação Nacional dos Peritos Médicos Federais alega falta de condições sanitárias contra a disseminação da Covid-19

  • Por Jovem Pan
  • 24/09/2020 17h19 - Atualizado em 25/09/2020 08h56
Fábio Rodrigues Pozzebom/ABr Pessoas em frente a uma agência da Previdência Social Segundo o Ministério da Economia, dos 763 peritos médicos que deveriam ter retornados, apenas 421 compareceram aos postos do INSS ontem

O desembargador federal Francisco de Assis Betti reverteu, nesta quinta-feira, 24, a decisão proferida ontem que suspendia o retorno dos médicos peritos do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). Com isso, os profissionais devem retomar o atendimento presencial. O entendimento foi dado após a Advocacia Geral da União (AGU) ter recorrido da decisão da Justiça Federal que, atendendo a uma ação da Associação Nacional dos Médicos Peritos da Previdência Social (ANMP), suspendeu o retorno dos peritos do INSS e o corte de ponto de quem não voltasse ao trabalho. Segundo o Ministério da Economia, dos 763 peritos médicos que deveriam ter retornado, apenas 421 compareceram aos postos do INSS ontem.

Segundo Betti, a decisão “contrariou o princípio da separação dos poderes (art. 2º, CF/1988), ao interferir, substancialmente, nas funções e na organização da Administração, especificamente no planejamento das perícias médicas a cargo do INSS, bem como no exercício da competência de correção disciplinar dos servidores de seus quadros, prejudicando, ao fim e ao cabo, a própria continuidade do serviço público essencial de análise dos requerimentos de concessão dos benefícios previdenciários e assistenciais”. De acordo com ele, não há elementos que demonstrem com segurança a ilegalidade do pedido do INSS para que os funcionários retornem ao trabalho presencial, “sobretudo em cenário de grave crise sanitária”.

A ação movida pela Associação Nacional dos Peritos Médicos Federais (ANMP) alega falta de condições sanitárias contra a disseminação da Covid-19. As acusações são negadas pelo governo, que diz que 400 das mais de 1.500 unidades estão seguindo todas as medidas de proteção para permitir o retorno parcial das atividades presenciais. O juiz ordenou que o governo faça nova vistoria nas 150 agências do INSS liberadas para reabertura. No total, mais de três milhões de perícias estão pendentes no Brasil.

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.