Jovem Pan
Publicidade

Lava Jato mira familiares e conhecidos de Paulo Preto por lavagem de dinheiro

Brasil, São Paulo, SP. 31/10/2010. Ex-diretor de engenharia da Dersa (Desenvolvimento Rodoviário S/A), Paulo Vieira de Souza, o Paulo Preto, chega ao Colégio Joana D'Arc, na zona sul da capital paulista, onde votou para as eleições nacionais de 2010. Na época, segundo a reportagem da revista IstoÉ, Paulo teria desviado 4 milhões de reais da campanha para a Presidência da República do candidato José Serra, do PSDB. - Crédito:ROBSON FERNANDJES/ESTADÃO CONTEÚDO/AE/Codigo imagem:114190

O Ministério Público Federal (MPF) e a Polícia Federal (PF) miram, na na manhã desta terça-feira (29), o ex-diretor da estatal Dersa (Desenvolvimento Rodoviário S/A), Paulo Vieira de Souza, conhecido como Paulo Preto, em mais uma fase da Operação Lava Jato. Ao todo, são cumpridos 11 mandados de busca e apreensão em endereços ligados a familiares e conhecidos do empresário, investigados por possível prática de lavagem de dinheiro.

Publicidade
Publicidade

Chamada Pasalimani, a operação cumpre os mandados nas cidades de São Paulo, Taubaté, Ubatuba, Taboão da Serra e Itapetininga. Segundo nota do MPF, as investigações apontam a participação de Paulo Preto na gestão de pessoas jurídicas usadas para lavagem de dinheiro e ocultação de documentos.

“A operação deflagrada na presente data decorre do aprofundamento das investigações quanto a atos de lavagem dos recursos ilícitos obtidos a partir dos delitos antecedentes já imputados a Paulo Vieira de Souza, em especial peculato e corrupção”, diz a nota. “O foco das investigações na presente fase são atos de lavagem cometidos dentro do território nacional, com o auxílio de terceiros ligados a ele e por intermédio sobretudo do uso de pessoas jurídicas”, continua.

Condenações

O ex-diretor da Dersa já foi condenado, pela Justiça Federal em São Paulo, a mais de 145 anos de prisão por de desvio de verbas públicas, além de outros 27 anos por ter atuado na formação de cartel. Paulo Vieira de Souza também responde a processos por crimes de corrupção e lavagem internacional de dinheiro.

Publicidade
Publicidade