Jovem Pan
Publicidade

Lula defende “revolução” no PT e afirma que partido perdeu a utopia

Ex-presidente Lula durante o seminário "Novos Desafios da Democracia"

O ex-presidente Lula defendeu uma “revolução” interna no PT e disse que a sigla tem os vícios de todo partido que cresce e chega ao poder. Durante o seminário “Novos Desafios da Democracia”, realizado em SP e promovido pelo Instituto Lula, ele afirmou que o PT “perdeu” a utopia e citou uma revolução que abra caminhos para lideranças mais “jovens e com mais coragem”.

Publicidade
Publicidade

Segundo Lula, para mudar a realidade, é preciso entrar na política. Ele ressaltou que fez isso com a criação do partido e as tentativas de chegar à Presidência da República por meio do voto.

Em referência a cargos no Governo federal e disputas eleitorais, Lula disse ainda que os correligionários “só pensam em cargo, em emprego, em ser eleito”. Para ele, o “PT perdeu um pouco do sonho, da utopia”.

O debate recebeu o ex-primeiro-ministro espanhol, Felipe González, do Partido Socialista Operário Espanhol (PSOE) e o ex-presidente afirmou que pretende chamar para palestras representantes de novos partidos que surgem na Europa, como o “Podemos”.

Lula citou o partido e o comparou com o PT. “O PT era, em 1980, o que é hoje o Podemos. A gente nasceu de um sonho, de que a classe trabalhadora pudesse ter vez e ter voz, e nós continuamos essa utopia”.

O ex-presidente reiterou que o PT deve se aproximar da juventude e não deixar que prospere o discurso de afastamento das pessoas da política. “A gente precisa rediscutir um pouco as utopias para fazer essa meninada sonhar, acreditar que é possível, se não construir mundo, melhorar esse em que nós vivemos”, disse. Ele ainda questionou em como pode se falar em renovação “se não tem um jovem aqui?”.

Publicidade
Publicidade