Jovem Pan
Publicidade

Lula irá para Tremembé, mesmo presídio de Nardoni, Cravinhos e Mizael Bispo

Após a decisão da juíza Carolina Lebbos, da 12ª Vara de Curitiba, Lula será transferido para a Penitenciária de Tremembé II, em São Paulo. Ele está preso desde 7 de abril de 2018 na Sede da Polícia Federal do Paraná, após ser condenado pelo caso do triplex do Guarujá.

Publicidade
Publicidade

De acordo com Paulo Eduardo de Almeida Sorci, juiz coordenador e corregedor do DEECRIM, o petista irá para Tremembé e reforça que as trativas quanto à escolta e transporte deverão ser realizadas entre o Distrito da Culpa e a Administração Penitenciária de São Paulo.

A penitenciária é conhecida por ter detentos “famosos”, como Alexandre Nardoni, condenado por matar a filha Isabella, Cristian Cravinhos, um dos responsáveis pela morte da família Richthofen e Mizael Bispo, assassino da advogada Mércia Nakashima.

Transferência

No documento assinado por Lebbos, responsável pelas decisões sobre a custódia de Lula, ela afirma que a permanência de Lula na superintendência da Polícia Federal no Paraná, apesar de ser “prudente e necessária”, exige a manutenção da custódia em local em que as autoridades “pudessem preservar ao máximo as condições de segurança pessoal do detento e, concomitantemente, garantir com plenitude a efetividade no cumprimento da sanção aplicada”.

A defesa de Lula citou, para justificar a transferência, a aglomeração no entorno da Sede da Polícia Federal, que as dependências da unidade policial “são muito limitadas” e “não se destinam à execução de penas ou permanência regular de presos”, entre outras críticas à estrutura do local.

Defesa de Lula

Os advogados do ex-presidente devem tomar medidas para evitar que ele seja transferido para um presídio comum.  Segundo Paulo Okamoto, presidente do Instituto Lula, Lula “não é um sujeito qualquer”.

Publicidade
Publicidade