Jovem Pan
Publicidade

Lula vai depor a Bretas como testemunha de Sérgio Cabral

Ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva - EFE

Foi marcada para as 10h do dia 5 de junho uma audiência por videoconferência do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) como testemunha arrolada pela defesa ex-governador do Rio de Janeiro Sérgio Cabral no processo que investiga a compra de votos para a escolha da capital fluminense como sede das Olimpíadas.

Publicidade
Publicidade

Condenado em 2ª instância no caso do tríplex do Guarujá, Lula está preso desde 7 de abril em sala especial da sede da Superintendência da Polícia Federal em Curitiba (PR). Será a primeira vez que Lula deixará o local.

A oitiva foi acertada entre a 7ª Vara Federal Criminal do Rio de Janeiro, onde atua o juiz Marcelo Bretas, que interrogará Lula, e a 14ª Vara de Curitiba, de onde Lula deverá depor ao vivo.

Cabral é acusado de participar da compra de votos de dirigentes africanos para a escolha do Rio de Janeiro como sede das Olimpíadas em 2016. A escolha foi realizada por membros do Comitê Olímpico Internacional (COI) em Copenhague, na Dinamarca, em 2009, quando Lula era o presidente do Brasil.

Também é acusado na ação da Unfair Play, braço da Lava Jato, o ex-presidente do Comitê Olímpico Brasileiro (COB), Carlos Arthur Nuzman. Segundo as investigações, o dinheiro para a compra dos dirigentes teria vindo do empresário Arthur Cesar Soares de Menezes Filho, conhecido como Rei Arthur, que está foragido.

Publicidade
Publicidade