Mais da metade dos internados com Covid-19 nos hospitais privados de SP tem entre 40 e 50 anos
Grupo corresponde a 57% das internações; diminuição da faixa etária dos infectados pela doença pode ser uma consequência do processo de vacinação
Os hospitais privados do Estado de São Paulo observaram uma queda na faixa etária de pacientes internados com Covid-19. As informações são do Sindicato dos Hospitais, Clínicas e Laboratórios do Estado de São Paulo (SindHosp), que realizou um levantamento com 101 hospitais privados. De acordo com a pesquisa, 57% dos pacientes internados com a doença estão na faixa de 40 a 50 anos, sendo que 32,29% têm entre 40 e 49 anos e 24,71% tem 50 anos. Agora, os pacientes com 60 anos ou mais correspondem a 19,77% dos internados. Para o presidente do SindHosp, Francisco Balestrin, a diminuição da faixa etária dos infectados decorre do processo de vacinação, que privilegiou os idosos, provando que as vacinas funcionam e são importantes ferramentas de combate à pandemia do coronavírus.
Entre as instituições entrevistadas, 81% relatam ocupação de leitos clínicos acima de 80%, enquanto na pesquisa anterior, de 1º de junho, 67% dos hospitais declararam ocupação superior a 80%. Na avaliação do presidente do SindHosp, o aumento das internações clínicas pode indicar que os casos estejam chegando aos hospitais com menor gravidade. Enquanto a ocupação de leitos de enfermaria cresce, a de leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UT) apresenta uma leva queda: 83% dos hospitais relatam ocupação superior a 80%. Em 1º de julho, o índice era de 88%. Apesar de um bom indicativo, Balestrin afirma que as taxas ainda não são suficientes para aliviar a pressão. “Esse recuo de 6% nas internações em UTI não alivia a pressão sobre o sistema de saúde. Continuamos no limite”, avalia o presidente.
Comentários
Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.