Manchas de óleo chegam a Ilhéus, no litoral sul da Bahia

  • Por Jovem Pan
  • 25/10/2019 21h03
EFE/Marcos Rodrigues De acordo com balanço do Ibama, órgão ligado ao Ministério do Meio Ambiente, já há 238 locais afetados na costa nordestina

Órgãos ambientais que atuam no monitoramento das manchas de óleo que contaminam as praias do Nordeste observaram na manhã desta sexta-feira (25) a chegada da substância a Ilhéus, no sul do da Bahia.

Conforme o governo do Estado, 15 municípios baianos já foram atingidos pelo óleo, que chegou ao Estado no início do mês de outubro.

Por causa da gravidade da situação, o Executivo estadual decretou emergência. Além de Ilhéus, o óleo já chegou a Salvador, Lauro de Freitas, Camaçari, Conde, Esplanada, Vera Cruz, Itaparica, Itacaré, Jandaíra, Entre Rios, Cairu, Maraú e Mata de São João, a maioria destinos turísticos.

De acordo com balanço do Ibama, órgão ligado ao Ministério do Meio Ambiente, já há 238 locais afetados na costa nordestina.

Na prefeitura de Ilhéus, a informação é de que o município já tinha a expectativa da chegada do óleo. Na quinta-feira (24) foram liberadas informações à população sobre como agir caso detectassem manchas no litoral.

Ilhéus possui uma extensa faixa de praia de 90 km. Segundo a prefeitura, assim que as manchas foram encontradas uma força-tarefa formada por homens de vários órgãos ambientais entrou em ação e levou menos de 30 minutos para limpar a Praia do Norte, onde as manchas chegaram.

O prefeito de Ilhéus, Mário Alexandre, disse que o vazamento de petróleo é um crime ambiental. “É preciso, sobretudo, unir as forças, através de um comitê interinstitucional em parceria com o governo do Estado”.

* Com informações do Estadão Conteúdo

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.