Marinha e governo de SP inauguram projeto para alunos de escolas públicas

Militares oferecem oficinas como a de técnicas de nós e voltas com cordas usadas pelos marinheiros na segurança das embarcações; iniciativa deve alcançar cerca de 80 crianças por mês

  • Por Jovem Pan
  • 29/08/2023 20h32
  • BlueSky
Divulgação/Marinha do Brasil Evento na Escola Estadual Lasar Segal, em São Paulo Marinha do Brasil realiza oficina para estudantes da Escola Estadual Lasar Segall, em São Paulo

Estudantes de escolas da rede pública de São Paulo foram recebidos, nesta terça-feira, 29, na sede do 8º Comando do Distrito Naval da Marinha do Brasil, em um novo projeto em parceria com a Secretaria de Educação do Estado. Militares vão oferecer, de forma lúdica e pedagógica, oficinas como a de técnicas de nós e voltas com cordas usadas pelos marinheiros na segurança das embarcações. As crianças também serão apresentadas aos cães de guerra da Marinha e ao trabalho de adestramento dos animais treinados para trabalhar em operações militares. Essa é a primeira vez que iniciativa desse tipo acontece no local, e a expectativa é que o programa deva impactar cerca de 80 crianças por mês com idade na faixa dos 12 anos. “Estamos entusiasmados por inaugurar essa iniciativa que busca promover o conhecimento e fortalecer os laços entre a sociedade e a Marinha do Brasil”, afirma o vice-Almirante Marco Antonio Ismael Trovão de Oliveira, Comandante do 8° Distrito Naval.

O objetivo das atividades práticas e teóricas é incentivar valores e conscientizar e despertar o interesse das crianças pelo serviço naval. “O projeto é de extrema importância, pois tem como objetivo não apenas proporcionar uma experiência educativa enriquecedora para as crianças, mas também estimular valores cívicos, éticos e patrióticos desde a infância. Além disso, visa conscientizar sobre as atividades da Marinha e inspirar um maior entendimento da sociedade sobre o papel das Forças Armadas“, acrescenta o vice-Almirante. Outro destaque é a visita ao Centro de Operações da Marinha, onde os alunos têm a chance de “mergulhar” nos sistemas tecnológicos de onde são controladas as operações de proteção dos mares em todo o Brasil.

“A experiência no Centro de Operações proporciona uma perspectiva única e educativa que nutre o interesse das crianças pela defesa nacional e pelo orgulho de servir o país”, destaca o 8º Comando, cuja sede fica na Vila Clementino, na zona sul da capital paulista. As escolas começaram a ser recebidas nesta terça-feira, 29, quando o projeto foi lançado em evento em parceria com representantes da Educação do Estado. Para o vice-Almirante, o interessa pelas Forças Armadas pode desempenhar um papel significativo na educação dos alunos, por proporcionar uma visão positiva sobre as atividades da Marinha, pautadas em valores como o respeito ao próximo, a disciplina e a hierarquia. “São esses valores que poderão ajudar na formação de carácter de um bom cidadão brasileiro”, completa.

  • BlueSky

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.