Diretor da ONS diz que falha em equipamento causou apagão no dia 15 de agosto

Em audiência na Câmara, Luiz Carlos Ciocchi esclareceu que não foram identificadas situações de ‘dimensão humana’ no episódio

  • Por Jovem Pan
  • 29/08/2023 14h44 - Atualizado em 29/08/2023 14h44
Marcos Santos/USP Imagens Energia elétrica

O Diretor-Geral do Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS), Luiz Carlos Ciocchi, afirmou que um funcionamento abaixo do exigido dos equipamentos contribuiu para o apagão do último dia 15. A declaração foi dada pelo diretor durante audiência conjunta das Comissões de Minas e Energia e Fiscalização Financeira na Câmara dos Deputados nesta terça-feira, 29. Ao explicar as causas do apagão, Ciocchi disse que não houve “falha de informações”, esclarecendo que, quando os equipamento foram acionados, não apresentaram o desempenho exigido, causando o apagão. O diretor falou sobre a falha no inicial, dizendo que o caso foi registrado no Ceará, mas que o evento por si só não foi o causador do desligamento. “Fenômeno absolutamente inusitado. Percebemos e conseguimos, no dia subsequente, identificar onde tudo tinha começado. O chamado ‘evento-zero’, foi a abertura de linha no Ceará ligando Quixadá à Fortaleza. Esse desligamento não foi a causa do fenômeno, pois o sistema Brasileiro tem a capacidade de resistir a uma perda simples dessa natureza”, disse Ciocchi. “Nós identificamos uma grande perturbação de abertura de linhas em um tempo de 600 milissegundos, tempo que não é humano”, continuou, descartando a interferência humana.

Em outro momento, o diretor continuou, dizendo que não houve “nenhuma situação” que fosse de dimensão humana. “Um evento que eu classifiquei à época como ‘inusitado’, pois a grande pergunta que sempre vem à tona é: ‘O que é aconteceu?’. Nós não tínhamos nenhuma situação que chamasse atenção e fosse da dimensão humana. Ou seja, não houve explosão de grande transformador, não houve paralisação de grande usina hidrelétrica, não houve saída de uma grande linha de transmissão. Não tivemos nenhuma intempérie. Logo a seguir, houve uma série de desconexões”, esclareceu Ciocchi. O apagão do dia 15 de agosto atingiu 25 Estados e o Distrito Federal, sendo que apenas Roraima não foi afetado, já que não está interligado com o restante da rede.

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.