Michel Temer diz que respeito institucional é essência da atividade política

  • Por Agência Brasil
  • 30/04/2015 18h39
Michel Temer em sua chegada a Portugal nesta terça (21)

O vice-presidente da República, Michel Temer, afirmou, por meio de nota divulgada hoje (30), “que o respeito institucional é a essência da atividade política, assim como a ética, a moral e a lisura”. A nota é uma resposta às declarações do presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), que, à tarde, disse que a coordenação política do governo não pode se transformar em uma “articulação de RH [recursos humanos]” para “distribuir cargos e boquinhas”.

No documento distribuído à imprensa, Temer informou que não usará o cargo que ocupa para agredir autoridades de outros poderes. “Não estimularei um debate que só pode desarmonizar as instituições e os setores sociais”, explicou o vice-presidente, que, desde o início deste mês, acumula as funções de articulação política do governo.

Na nota, Michel Temer esclareceu que o Brasil vive um momento histórico e que, por isso, precisa “de políticos à altura dos desafios que hão de ser enfrentados”. Durante entrevista esta manhã, Renan Calheiros disse que não iria indicar cargos ao Executivo, por ser este um papel incompatível com um Senado independente.

“Trabalho hoje com o objetivo de construir a estabilidade política e a harmonia ensejadoras da retomada do crescimento econômico, em benefício do povo brasileiro. Se outros querem sair dessa trilha, aviso que dela não sairei”, acrescentou Michel Temer.