Ministério da Saúde diz que grávidas não devem tomar vacinas da Janssen e AstraZeneca
O Ministério da Saúde anunciou nesta quinta-feira, 8, que grávidas devem ser vacinar contra a Covid-19 com os imunizantes da Pfizer e da CoronaVac. As vacinas da Janssen e da AstraZeneca, de vetor viral, não devem ser utilizadas. Na semana passada, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) já tinha recomendado que essas vacinas não fossem aplicadas nas gestantes. “A mortalidade que vem nesse grupo é aproximadamente 39 por 100 mil gestantes. Isso causou muita preocupação. Lembrando que estudos em fase 3 para gestantes não existem, então nós analisamos o risco-benefício e, a partir daí, são indicados esses imunizantes, que seriam a CoronaVac ou a vacina da Pfizer”, afirmou a secretária de enfrentamento à Covid-19, Rosana Leite de Melo.
O ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, vetou a falar sobre a mistura de vacinas. O Estado do Rio de Janeiro, por exemplo, autorizou recentemente o uso da primeira dose da AstraZeneca e a segunda da Pfizer em grávidas. “Não é recomendado. Não há evidência científica acerca de intercambialidade de vacinas nas gestantes. Portanto, vamos manter a orientação do Programa Nacional de Imunizações (PNI)”, afirmou Queiroga. O ministro disse que as secretarias estaduais e municipais tem autonomia, mas não podem mudar o que foi discutido na política tripartite e devem seguir o PNI. Queiroga também pediu que as pessoas voltem ao posto de saúde para tomar a segunda dose da vacina e reforçou que não se deve escolher a marca do imunizante. “A boa vacina é aquela que foi aplicada.”
[jp-related-posts ids=”1122900,1122890,1122836″]
Assuntos
continue lendo
Brasil
Como funciona a tradução em libras nos debates eleitorais ao vivo
A presença de intérpretes na tela da TV não é uma escolha das emissoras, mas uma exigência rigorosa da Justiça Eleitoral para garantir que eleitores surdos participem da democracia em igualdade de condições
- Justiça de SP acata parte de ação contra arranha-céus no Cidade Jardim Jovem Pan · há 2 horas
- Governo brasileiro lamenta mortes em avalanche no Nepal e na China Agência Brasil · há 4 horas
- Pai, mãe e filho são encontrados mortos dentro de casa, em Curitiba Júlia Lara · há 7 horas
- Dona do Habib’s entra com pedido de recuperação judicial com dívida de R$ 265 milhões Jovem Pan · há 8 horas