Ministério da Saúde estuda requisitar leitos da rede privada para atender o SUS

A pasta avalia também reduzir tributos sobre medicamentos usados contra o novo coronavírus

  • Por Jovem Pan
  • 16/03/2020 19h58
EFE/Juan Ignacio Roncoroni Ministério informou nesta segunda-feira que o número de casos confirmados da doença no Brasil é 234

O Ministério da Saúde estuda impedir exportações de equipamentos usados em leitos de UTI, como respiradores, e até requisitar leitos da rede privada para atender ao SUS.

A pasta avalia também reduzir tributos sobre medicamentos usados contra o novo coronavírus, além de postergar o reajuste anual de preços destes produtos.

“O Ministério da Saúde passa a trocar informações sobre uso de leitos privados (com a rede privada). Queremos saber qual a ocupação, quem tem leito ocioso, quem não tem, qual a ocupação. Se necessário, vamos requisitar leitos privados ao SUS”, disse o secretário-executivo da pasta, João Gabbardo.

O secretário afirmou, ainda, que o governo está discutindo a redução e eliminação de impostos de alguns produtos para a saúde.

Gabbardo declarou também que o governo quer receber equipamentos de UTI que a China já deixou de usar, pela diminuição dos casos. “Estamos em contato com embaixada chinesa, para colocar o Brasil como voluntário para receber equipamentos”, concluiu.

O Ministério informou nesta segunda-feira (16) que o número de casos confirmados do novo coronavírus no Brasil é 234. Já o número de casos suspeitos da doença saltou para 2.604.

* Com informações do Estadão Conteúdo

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.