Ministro Blairo Maggi é beneficiário de empresa nas Ilhas Cayman

  • Por Jovem Pan com EFE
  • 05/11/2017 20h19 - Atualizado em 05/11/2017 20h34
Lula Marques/AGPT Lula Marques/AGPT Maggi nega irregularidades e diz ser apenas beneficiário "indireto"

O ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Blairo Maggi, é apontado como beneficiário final de uma empresa aberta nas Ilhas Cayman em 2010, com participação de uma de suas empresas e a holandesa Louis Dreyus, de acordo com a investigação.

Um ano antes, uma subsidiária da Louis Dreyfus e a Ammagi Exportação e Importação chegaram a um acordo para criar uma filial conjunta para atuar no mercado de grãos em quatro estados do país.

A filial foi registrada em um município na Bahia com o nome de Amaggi & LD Commodities, iniciando sua operação em janeiro de 2010.

Em 2010, a Ammagi & LD Commodities abriu a “offshore” nas Ilhas Cayman, chamada Ammagi LD Commodities International, de acordo com o “Poder360”.

A defesa do ministro negou ao “Poder360” que ele tenha recebido qualquer valor diretamente da “offshore”, mas admitiu que ele é um beneficiário indireto da empresa.

As informações foram divulgadas pelo site “Poder360”, um dos quase 100 veículos de imprensa que analisaram milhões de documentos deste caso, batizado como “Paradise Papers”, sob a coordenação do Consórcio Internacional de Jornalismo de Investigação (ICIJ).

A investigação foi feita por 382 jornalistas de quase 100 veículos, que analisaram mais de 13 milhões de documentos que compreendem um período de quase 70 anos (1950-2016).

Os documentos foram vazados de dois escritórios especializados em abrir offshores, o Appleby e o Asiatici Truste.

Meirelles usa “trust” no exterior para administrar herança

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.