Jovem Pan
Publicidade

Ministro da Educação anuncia novos secretários; conheça os perfis

Jair Bolsonaro, Abraham Bragança de Vasconcellos Weintraub

Foram anunciados na tarde dessa quarta-feira (10) os novos secretários que vão compor a equipe do Ministério da Educação (MEC). As mudanças foram comunicadas pelo novo ministro da pasta, Abraham Weintraub, indicado no início da semana pelo presidente Jair Bolsonaro para assumir o lugar deixado por Ricardo Vélez Rodríguez.

Publicidade
Publicidade

De acordo com nota divulgada pelo MEC, permanecem nos cargos os titulares da Secretaria de Modalidades Especializadas de Educação, Bernardo Goytacazes de Araujo, e de Alfabetização, Carlos Francisco Nadalim. A Secretaria de Alfabetização é responsável pela elaboração de uma Política Nacional de Alfabetização, meta estipulada para o MEC para os cem dias de governo do presidente Jair Bolsonaro.

Conheça os novos secretários

Secretário executivo, Antonio Paulo Vogel de Medeiros: É ex-secretário executivo adjunto da Casa Civil da Presidência da República. Formado em economia e direito, com pós graduação em administração financeira. É auditor federal de finanças e controle desde 1998. Foi consultor do Banco Mundial e atuou na transição do governo federal.

Secretário executivo adjunto, Rodrigo Cota: Ocupava o cargo de diretor de Programas da Secretaria Executiva do Ministério da Economia, onde respondia pelos assuntos da Previdência Social, Trabalho e Políticas Sociais. Tem graduação em administração de empresas e pós-graduação em relações e negócios internacionais.

Secretário de Educação Básica, Janio Carlos Endo Macedo: Atuava na Secretaria Especial de Desburocratização, Gestão e Governo Digital. Tem graduação em direito e MBA em formação geral para altos executivos. É funcionário aposentado do Banco do Brasil, onde trabalhou por 34 anos, exercendo vários cargos na rede de agências.

Secretário de Educação Superior, Arnaldo Barbosa de Lima Junior: É analista técnico de políticas sociais e diretor de Seguridade na Fundação de Previdência Complementar do Servidor Público Federal do Poder Executivo (Funpresp-Exe). Foi um dos autores da reforma do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies). Graduado em economia internacional e comércio exterior, já atuou como conselheiro fiscal e de administração em várias empresas.

Secretário de Regulação e Supervisão da Educação Superior, Silvio José Cecchi: Graduado em Biomedicina, já assumiu a presidência do Conselho Federal da profissão. É o único que já atuou no Ministério da Educação. Entre 2016 e 2018, foi diretor de Desenvolvimento da Educação em Saúde da Sesu e também secretário da Seres.

Secretário de Educação Profissional e Tecnológica, Ariosto Antunes Culau: É ex-secretário de Gestão Corporativa do Ministério da Economia. Foi secretário de estado de Planejamento e Gestão no governo do Rio Grande do Sul e superintendente do Tesouro Estadual no governo de Goiás. Tem graduação em economia e pós-graduação em finanças empresariais, administração pública e políticas públicas e governo.

*Com informações da Agência Brasil

Publicidade
Publicidade