Moro autoriza uso da Força Nacional no combate às queimadas no Pará e em Rondônia

Sergio Moro autorizou que a Força Nacional atue no combate a queimadas na Amazônia em mais dois estados; portaria deve ser publicada na segunda-feira (26)

  • Por Jovem Pan
  • 24/08/2019 17h51
FÁTIMA MEIRA/FUTURA PRESS/ESTADÃO CONTEÚDOSergio Moro autorizou atuação da Força Nacional no Pará e em Rondônia

O ministro da Justiça e da Segurança Pública, Sergio Moro, autorizou o envio de tropas da Força Nacional de Segurança Pública (FNSP) para atuar nas ações de combate às queimadas na floresta Amazônica nos estados do Pará e Rondônia. Ainda sem a quantidade de homens que serão enviados, a portaria assinada pelo ministro, com previsão de publicação na segunda-feira (26), diz que o trabalho será feito em apoio ao Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama).

São dois dos seis estados que já acertaram com o governo o envio de tropas das Forças Armadas, com base no decreto da Garantia da Lei e da Ordem (GLO). Os outros estados são Roraima, Tocantins, Acre e Mato Grosso, conforme a atualização mais recente.

Antes mesmo da portaria entrar em vigor, a Força Nacional também enviou 30 bombeiros de Brasília para Porto Velho (RO) neste sábado (24). As tropas da Força Nacional foram deslocadas para os locais de alertas detectados pelo sistema Deter (Desmatamento em Tempo Real), do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe).

A portaria que prevê a atuação da Força Nacional “nos locais de alertas de desmatamento identificados pelo sistema Deter/Inpe” foi discutida em reunião entre ministros de estado e o presidente Jair Bolsonaro. Não há obrigação para que os homens trabalhem apenas nesse local.

*Com Estadão Conteúdo