Jovem Pan
Publicidade

Morre baleia jubarte que encalhou em praia da Região dos Lagos

Agentes de limpeza iniciam remoção do corpo de outra baleia Jubarte que encalhou na Cidade Baixa, em Salvador (BA), na sexta (22). O animal foi encontrado morto nesta quinta, 21, mas inicialmente estava longe da areia o impediu a retirada. Com o movimento do mar, o corpo foi levado para a faixa de areia da praia da Pedra Furada, permitindo o trabalho. Diversos agentes da Limpurb participam da ação, acompanhada por banhistas

A baleia da espécie jubarte que apareceu encalhada no último domingo (22) na Praia Grande, em Arraial do Cabo (RJ), na Região dos Lagos, e foi devolvida ao mar, reapareceu nesta terça-feira (24) novamente encalhada na Prainha do Pontal, também em Arraial. Desta vez, não resistiu e, mesmo com a tentativa de devolvê-la ao mar, acabou morrendo.

Publicidade
Publicidade

De acordo com o chefe do Parque Estadual da Costa do Sol, André Cavalcanti, o animal ainda é jovem, pesa cerca de 6 toneladas e 9 metros de comprimento.

Ele explicou que “por ser um mamífero de grande porte, e não ter condições de levá-lo para um aterro sanitário, a melhor opção foi arrastá-lo com o auxílio de dois barcos de turismo de grande porte à uma distância de 7 milhas náuticas, o que corresponde a quase 13 quilômetros, e abrir a barriga da baleia para que ela possa afundar”, informou.

O chefe do parque disse ainda que a operação já está em andamento e deve ser concluída até a noite.

Publicidade
Publicidade