Jovem Pan
Publicidade

Museu Nacional vai pedir R$ 56 milhões à Câmara para reconstrução após incêndio

RJ - INCÊNDIO/MUSEU/RESCALDO - GERAL - Vista do Museu Nacional, na Quinta da Boa Vista, na zona norte do Rio, após o incêndio de grandes proporções ocorrido na noite do domingo, 02. Especializado em história natural e mais antigo centro de ciência do País, o Museu Nacional completou 200 anos em junho em meio a uma situação de abandono. Quando o fogo começou, a visitação ao museu já havia sido encerrada e estavam no prédio quatro vigilantes. Ainda não se sabe a causa do incêndio. Não houve feridos. 03/09/2018 - Foto: THIAGO RIBEIRO/AGIF/ESTADÃO CONTEÚDO

O diretor do Museu Nacional, Alexander Kellner, vai pedir R$ 56 milhões para a reconstrução do prédio da instituição, em audiência pública que será realizada nesta terça-feira (30) na Câmara dos Deputados, em Brasília. O museu pegou fogo em 2 de setembro, no Rio de Janeiro.

Publicidade
Publicidade

Kellner redigiu uma carta pública em que sugere a elaboração de uma emenda parlamentar para garantir a destinação do valor, de acordo com a assessoria do Museu Nacional. Aprovada, a medida vai ajudar a recuperar a parte histórica do museu – que inclui Palácio, sala do trono e fachada.

O diretor do Museu Nacional deve conversar com deputados federais, no evento, sobre as perspectivas para os próximos anos. Com o incêndio, grande parte do acervo foi perdido. No dia 19, o crânio do fóssil humano mais antigo do país, batizado de Luzia, foi encontrado nos escombros.

Publicidade
Publicidade