O que é URSAL? Saiba o que é verdade e o que é teoria da conspiração

  • Por Jovem Pan
  • 13/08/2018 10h29 - Atualizado em 13/08/2018 10h31
Reprodução/Twitter Memes não param de circular na internet desde que sigla foi citada em debate

O “morno” debate presidencial exibido pela Band na semana passada rendeu, ao menos, uma série de memes divertidos. Os destaques ficaram com os que brincaram com a existência da URSAL, “entidade” citada pelo exaltado Cabo Daciolo. Na ocasião, o candidato do Patriota acusou Ciro Gomes de fazer parte da organização, sigla de União da República Socialista Latino-Americana. “Não sei o que é isso, acho que está respondido”, disse o candidato do PDT, arrancando risos da plateia. Nesta segunda-feira (13), a bancada do Morning Show explicou o que é mito e o que verdade nessa história.

“Olha, eu queria experimentar o que o Cabo experimentou”, brincou Caio Rocha. Em seguida ele citou uma reportagem feita pela Folha de S. Paulo com uma entrevista com a socióloga Maria Lucia Victor Barbosa, criadora do termo. “Ela explicou que em 2001 ela participou de uma reunião do Foro de São Paulo em Cuba, ficou brava com o que viu e escreveu uma crítica em seu blog. O Foro de São Paulo existe, foi criado em 1990 por Lula e Fidel, mas essa tal de URSAL não! Foi só uma crítica dessa socióloga”, explicou.

Joel Pinheiro da Fonseca aproveitou para detalhar o que é exatamente esse tão comentado Foro de São Paulo. “O Foro de São Paulo virou o ‘bicho-papão’ das teorias paranoicas da direta. Uma conspiração. É apenas uma reunião de partidos de esquerda da América Latina. Todo mundo vai lá, faz um lindo discurso sobre o socialismo, todo mundo dá um tapinha nas costas… Mas é uma força controlando os eventos do continente? Não é! É que nem uma ONU, manda seu representante lá e faz um discurso. Nada a ver. Na prática isso não decide nada. Cada país está preocupado consigo mesmo”, completou.

Confira a explicação completa aqui:

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.