OMS: ‘Estamos e continuaremos trabalhando com o governo do Brasil’
O comando da Organização Mundial de Saúde (OMS) foi questionado durante entrevista coletiva virtual sobre a possibilidade de ajuda específica a Manaus, uma das cidades brasileiras mais afetadas pela pandemia de coronavírus.
O diretor-geral da OMS, Tedros Adhanom Ghebreyesus, não falou especificamente sobre o caso da cidade, mas afirmou brevemente: “estamos trabalhando com o governo do Brasil e continuaremos a fazer isso”, comentando que isso ocorre, por exemplo, no nível técnico.
Diretor executivo do Programa de Emergências à Saúde da OMS, Michael Ryan lembrou em seguida que também existe um trabalho no nível dos estados com o Brasil, que tem ocorrido em várias ocasiões, como no combate à febre amarela, e que continua a existir agora.
Falando que comentaria a questão de um ponto de vista mais geral, a líder da resposta da OMS à pandemia, a epidemiologista Maria Van Kerkhove, disse que, mesmo diante da impossibilidade de membros da OMS de chegarem a certas regiões, por causa da pandemia, a entidade continua a prover apoio, com o uso de tecnologias para contatar autoridades de saúde.
Casos continuam a aumentar nas Américas e África
Tedros também afirmou nesta quarta-feira que já foram reportados mais de 3,5 milhões de casos de coronavírus à entidade, com quase 250 mil mortes reportadas. Ghebreyesus notou que em parte da Europa os casos têm diminuído, mas em outros ainda crescem, inclusive nas Américas.
“Embora o número de casos da Covid-19 reportados pela Europa Ocidental esteja declinando, mais casos têm sido reportados a cada dia no Leste Europeu, na África, no Sudeste Asiático, no leste do Mediterrâneo e nas Américas”, afirmou.
*Com informações do Estadão Conteúdo
Comentários
Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.