Penitenciária Federal de Mossoró terá novo diretor substituto após recaptura de presos
A Penitenciária Federal de Mossoró, no Rio Grande do Norte, terá um novo diretor substituto. Roderick Ordakowski foi nomeado pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP) para assumir o cargo, conforme publicado nesta quinta-feira (11) no Diário Oficial da União. Ele continuará também como diretor titular da penitenciária federal de Porto Velho, em Rondônia. A nomeação de Roderick ocorre após a saída de Carlos Luis Vieira Pires, interventor da unidade prisional potiguar desde fevereiro, quando dois detentos fugiram. Humberto Gleydson Fontinele Alencar, que ocupava o cargo anteriormente, foi afastado e posteriormente demitido um dia após a recaptura dos fugitivos Rogério da Silva Mendonça e Deibson Cabral Nascimento, no Pará, pela Polícia Federal.
Roderick Ordakowski é bacharel em Direito pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul e tem uma carreira sólida como funcionário público da Senappen (Secretaria Nacional de Políticas Penais), onde foi admitido por concurso público em 2009, como agente penitenciário federal. Segundo o órgão, a mudança na direção do Presídio Federal de Mossoró visa fortalecer a gestão e a segurança da unidade prisional. A expectativa é que a unidade prisional alcance índices melhores de segurança e eficiência na execução de suas atividades.
[cta-selector name=”model2″ image1=”https://s.jpimg.com.br/wp-content/plugins/CTA-posts-selector/assets/images/cta_logo_jp_geral.png” text2=”Siga o canal da Jovem Pan News e receba as principais notícias no seu WhatsApp!” link3=”https://www.whatsapp.com/channel/0029VaAxUvrGJP8Fz9QZH93S” text4=”WhatsApp” icon5=”fa-brands fa-whatsapp” ]
Entenda o caso
A Polícia Federal anunciou, no dia 4 de abril, a recaptura dos dois fugitivos da Penitenciária Federal de Mossoró, no Rio Grande do Norte. Rogério da Silva Mendonça, 35 anos, e Deibson Cabral Nascimento, 33 anos estavam escondidos em Marabá, no Pará, a cerca de 1.600 km da cidade potiguar. Os dois conseguiram escapar do presídio em 14 de fevereiro e ficaram 50 dias foragidos. Originários do Acre, eles estavam na penitenciária potiguar desde setembro de 2023 e fazem parte do Comando Vermelho, uma facção criminosa do Rio de Janeiro. Os detentos conseguiram fugir ao abrir um buraco atrás de uma luminária na prisão e cortar duas cercas de arame utilizando ferramentas de uma obra em andamento no local. Esta foi a primeira fuga registrada na história do sistema penitenciário federal, o que deixou Ricardo Lewandowski exposto. Ele havia assumido o Ministério da Justiça apenas 13 dias antes da fuga.
Durante a fuga, a dupla manteve uma família como refém, foi avistada por moradores de várias comunidades, se esconderam em uma propriedade rural e agrediram um indivíduo na zona rural de Baraúna. As investigações sugerem que eles possam ter recebido ajuda de membros do Comando Vermelho durante o tempo foragido. O Ministério da Justiça afirmou que houve falhas nos procedimentos, mas descartou corrupção de agentes. Um relatório da corregedoria-geral da Senappen apontou que as falhas ocorreram nos procedimentos de segurança carcerária. As celas dos fugitivos ficaram sem revista por pelo menos 30 dias, levando à abertura de apurações contra dez servidores. Mais de 600 policiais, incluindo cem da Força Nacional, foram mobilizados na operação que contou com o uso de helicópteros e drones. Apesar dos esforços intensivos, os fugitivos conseguiram cruzar a fronteira do Rio Grande Norte. A operação custou ao governo brasileiro R$ 6 milhões, uma média de R$ 121 mil por dia, informou o Ministério da Justiça.
[jp-related-posts ids=”1579681,1579151″]
*Reportagem produzida com auxílio de IA
Assuntos
continue lendo
Política
Mendonça demorou 9 dias para decidir sobre Wagner, mas 75 no caso de Castro, diz PF
Documento da Polícia Federal (PF) aponta diferença de prazos de análise de medidas cautelares contra políticos de diferentes espectros
- Entenda qual a diferença entre o 7 de setembro e a Independência da Bahia em 2 de julho Jovem Pan · há 2 horas
- A verdade sobre o que realmente aconteceu no dia 7 de setembro de 1822 no Rio Ipiranga Jovem Pan · há 3 horas
- Cidade de SP registra 1.445 km de lentidão, o 2º maior índice de 2026 Estadão Conteúdo · há 7 horas
- Trump celebra payroll e atribui alta do emprego nos EUA às tarifas Estadão Conteúdo · há 9 horas