PF vai fiscalizar entrada de medicamentos à base de maconha no Brasil
A Polícia Federal informou que vai cumprir qualquer decisão da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e fiscalizar, quando chamada, a entrada de medicamentos e insumos à base de maconha por meio das fronteiras do País.
Nesta terça-feira (3), a Anvisa aprovou, por unanimidade, a regulamentação do registro e da venda de medicamentos à base de cannabis em farmácias e drogarias no Brasil. Também foi aprovada a importação de insumos para fabricação de medicamentos a base de maconha em território nacional. A norma entrará em vigor em 90 dias.
Considerada um “feito histórico” pela diretoria da Anvisa, a regulamentação afronta o posicionamento do governo, que é contrário à medida. Segundo nota da PF, a decisão da Anvisa “é recentíssima, ou seja, ainda não há uma regulamentação necessária para disciplinar o assunto”.
“Em qualquer dos casos, tratando-se do estabelecimento de uma política de estado, e sendo a PF órgão integrante do Poder Executivo federal, lhe caberá cumprir a decisão.”
A PF esclareceu que, em tese, a fiscalização da entrada dos remédios englobada na decisão da Anvisa em território nacional deve seguir o rito da importação de outras substâncias não proibidas. Ou seja, o controle é feito pela Anvisa com acionamento da PF apenas naqueles casos em que é flagrada alguma irregularidade em que possa caracterizar ilícito penal.
A estimativa da Anvisa é de que até 13 milhões de pacientes serão beneficiados com a medida.
* Com informações do Estadão Conteúdo
continue lendo
Brasil
Serial killer em SP? O que se sabe sobre as mortes com sinais de execução
Polícia Civil apura ao menos oito homicídios ocorridos em diferentes regiões da capital; até o momento, a existência de um serial killer está descartada
- Mais de 3,5 mil pessoas já perderam o emprego após proibição das bets legalizadas Jovem Pan · há 2 horas
- Incêndio atinge prédio de pesquisa da UFPE; veja vídeo Jovem Pan · há 11 horas
- Polícia de SP investiga mortes em série, mas descarta ação de ‘serial killer’ Estadão Conteúdo · há 16 horas
- ‘Que mulherão’: quem é o pastor condenado por dizer que beijou a filha criança Fernando Keller · há 17 horas