PGR pede esclarecimentos ao governo do Rio de Janeiro após operação no Jacarezinho
Procuradoria menciona possibilidade de responsabilização caso seja comprovado o descumprimento da liminar do STF que restringia a realização dessas ações durante a pandemia
O procurador-geral da República (PGR), Augusto Aras, pediu esclarecimentos ao governo do Estado do Rio de Janeiro sobre a operação policial realizada na última quinta-feira, 6, na comunidade do Jacarezinho que resultou em 25 mortes. O ofício foi assinado nesta sexta, 7, e pede que o governador Cláudio Castro (PSC), o procurador-geral de Justiça do Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro, Luciano Mattos, e outras autoridades e órgãos estaduais esclareçam as circunstâncias nas quais a operação aconteceu. Além disso, a PGR menciona a possibilidade de responsabilização caso seja comprovado o descumprimento da liminar do Supremo Tribunal Federal (STF), que restringia a realização de operações do gênero a “casos excepcionais” durante a pandemia da Covid-19.
A PGR também solicitou informações às polícias civil e militar e ao Tribunal de Justiça e à Defensoria Pública do Estado, sendo que o envio deverá ser feito em cinco dias úteis. Segundo nota do Ministério Público Federal (MPF), Aras tem mantido contados com o relator da ADPF 635, ministro Edson Fachin, do STF, com o procurador-geral de Justiça Luciano Mattos e com o governador do Rio de Janeiro, em conjunto com a assessoria criminal do Gabinete do PGR desde que soube dos fatos sobre a operação. A PGR diz ainda que aguarda que as informações sejam prestadas no âmbito de uma apuração preliminar que foi instaurada nesta sexta para, então, analisar quais medidas podem ser tomadas.
Comentários
Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.