Pressionado por líderes, Maranhão deixa plenário para possibilitar votação da DRU

  • Por Estadão Conteúdo
  • 08/06/2016 15h00
Brasília - O presidente interino da Câmara dos Deputados, Waldir Maranhão, deixa o gabinete da vice-presidência e segue para a reunião da mesa diretora. (Marcelo Camargo/Agência Brasil) Marcelo Camargo/Agência Brasil Waldir Maranhão - AGBR

Em sua primeira tentativa de comandar uma votação desde que assumiu a presidência interina da Câmara, o deputado Waldir Maranhão (PP-MA) não aguentou a pressão e decidiu deixar a sessão plenária desta quarta-feira, 8.

O parlamentar cedeu à pressão feita por líderes do PPS, DEM, PSDB e PSB, que exigiram que ele deixasse o comando dos trabalhos no plenário para votar a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) que prorroga a Desvinculação de Receitas da União (DRU) até 2023.

Maranhão deixou o plenário antes de a votação começar, afirmando que iria para seu gabinete, mas voltaria a comandar a sessão ainda nesta quarta-feira. “Vou só ali no meu gabinete, mas volto”, disse. Ele só deve voltar, no entanto, após a aprovação da DRU.

O deputado maranhense decidiu presidir a sessão plenária desta quarta-feira depois de mais de uma semana sumido da Câmara. Seria a primeira vez que ele comandaria votações na Casa, desde que assumiu o comando interino, se não tivesse deixado o plenário. 

Desde que assumiu o comando da sessão de votações, ele passou a ser alvo de protesto de deputados da antiga oposição à presidente Dilma Rousseff. “Com ele aqui não iremos votar”, afirmou o líder do DEM, deputado Pauderney Avelino (AM). 

O líder do PSDB, Antonio Imbassahy (BA), também cobrou a saída do presidente interino do comando da sessão. “Todos nós queremos votar a DRU. Queremos votar, mas para que isso aconteça é necessário a renúncia de vossa excelência da condução dos trabalho”, disse.

Imbassahy, Pauderney e os líderes do PPS, Rubens Bueno (PR), e do PSB, Paulo Folleto (ES), pedem apoio de outros deputados para conseguirem pôr em pauta requerimento para tramitação de urgência de projeto de resolução que declara vago o cargo de presidente da Câmara. 

A projeto de resolução é de autoria do deputado Roberto Freire (SP), presidente nacional do PPS. Para que o requerimento de urgência da proposta seja apresentado, os partidos precisam de assinaturas de líderes que representem 171 deputados. 

Desde que assumiu o comando interino da Câmara, Maranhão chegou a presidir duas sessões, mas não houve votações em nenhuma delas Para diminuir a pressão pela sua saída, ele aceitou permanecer oficialmente como presidente interino e transferir o comando de fato da Casa a outros membros da Mesa Diretora.

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.