Professora da FGV diz que não assume Ministério da Educação

Pelo Twitter, Claudia Costin afirmou que, ‘nas atuais condições’, não pretende ocupar a vaga deixada por Abraham Weintraub

  • Por Jovem Pan
  • 22/06/2020 17h06 - Atualizado em 22/06/2020 17h10
Wikimedia Commons Fachada do Ministério da Saúde Sede do Ministério da Educação, em Brasília

A professora da Fundação Getúlio Vargas (FGV) e da universidade de Harvard Claudia Costin afirmou nesta segunda-feira (22) pelo Twitter que não pretende assumir o Ministério da Educação no lugar de Abraham Weintraub, que deixou a pasta na última quinta.

“Queridos amigos, frente a várias perguntas e até matérias de jornal sobre a possibilidade, gostaria de informar que, nas atuais condições, não pretendo ser ministra da Educação”, escreveu Claudia.

Cotada para a vaga de Weintraub, que já está nos Estados Unidos, Claudia foi ministra de Administração e Reforma do Estado, entre 1995 e 2002, durante o governo Fernando Henrique Cardoso (PSDB). Em Harvard, ela dá aulas no curso de mestrado em Educação. Também já ocupou o cargo de Secretária de Cultura do Estado de São Paulo durante a primeira gestão de Geraldo Alckmin (PSDB) como governador, entre 2003 e 2005.

Ela também atuou como diretora sênior para Educação no Banco Mundial de julho de 2014 a junho de 2016 e, atualmente, é diretora-geral do Centro de Excelência e Inovação em Políticas Educacionais da FGV.

A saída de Weintraub aconteceu após uma série de polêmicas envolvendo suas decisões à frente da pasta, além de declarações polêmicas sobre ministros do Supremo Tribunal Federal (STF). Segundo Weintraub, ele deve assumir um cargo de diretor no Banco Mundial, em Washington.

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.