Jovem Pan
Publicidade

Protesto de professores termina em tumulto na Câmara Municipal de São Paulo

SP - GREVE/PROFESSORES/SP - GERAL - Professora fica ferida durante tumulto na reunião da CCJ (Comissão de Constituição e Justiça) no Salão Nobre da Câmara Municipal de São Paulo, no centro da capital, nesta quarta-feira, 14. O local sofreu uma tentativa de invasão comandada por professores da rede pública municipal. 14/03/2018 - Foto: SUAMY BEYDOUN/AGIF/ESTADÃO CONTEÚDO

Em greve há seis dias, professores da rede Municipal de Ensino participam de ato em frente ao prédio da Câmara. Os servidores pretendem acompanhar a votação do projeto que propõe mudanças na Previdência, e tentaram forçar a entrada na sede legislativa. A Guarda Civil Metropolitana foi acionada e precisou intervir.

Publicidade
Publicidade

Revoltados, muitos passaram a chutar a porta de vidro e outros arremessaram grades contra a entrada. A PM também foi chamada e lançou bombas de gás para conter a tentativa de invasão. Na parte de fora do prédio, no viaduto Jacareí, também houve confusão entre os professores e policiais.

Já dentro do Plenário, alguns manifestantes relataram, por meio das redes sociais, que foram agredidos pela CGM.

Em entrevista à Jovem Pan, o vereador Gilberto Natalini (PV), explicou que o tumulto foi motivado pela superlotação no edifício. “Há uma presença grande de funcionários públicos, aqui na Câmara, e milhares de pessoas. A situação ficou muito tensa e houve intervenção da polícia (…) Os funcionários tem todo o direito de estar indignados porque o projeto do jeito que está realmente lesa o funcionalismo público, mas nada justifica quebrar vidros”, declarou o vereador.

“O projeto do jeito que está é muito ‘draconiano’. Se não houver modificações e abrandamento de proposituras, a minha tendência é votar contra. A gente sabe da situação do IPREM (Instituto da Previdência Municipal de São Paulo), sabe do rombo da previdência, mas estamos avaliando para tomar a melhor medida para preservar os direitos do funcionários públicos”, completou Natalini.

A sessão que deve votar o SAMPAPREV, na CCJ (Comissão de Constituição e Justiça) da Câmara está prevista para à tarde desta quarta-feira (14).

*Com informações do repórter Marcelo Mattos

Publicidade
Publicidade