Público se concentra na Praça dos Três Poderes para acompanhar posse

  • Por Jovem Pan
  • 01/01/2019 12h21
Agência Brasil A Praça dos Três Poderes começa a concentrar o público que vai acompanhar a posse do presidente eleito, Jair Bolsonaro (PSL)

A Praça dos Três Poderes começa a concentrar o público que vai acompanhar a posse do presidente eleito, Jair Bolsonaro (PSL). A maior parte das pessoas está vestida de verde e amarelo e carregando bandeiras do Brasil. A cerimônia está marcada para as 15 horas desta terça-feira (1º), na Esplanada dos Ministérios, em Brasília.

Por volta das 14h10, Bolsonaro deve deixar a Granja do Torto, onde está instalado até a posse, acompanhado da futura primeira-dama, Michelle Bolsonaro. Ele seguirá para a Catedral de Brasília, na Esplanada dos Ministérios, onde se encontrará com o vice-presidente, Hamilton Mourão (PRTB), e a esposa dele, Paula.

De lá, eles vão partir, cada um em um carro, até o Congresso Nacional. O trajeto deve durar cerca de 10 minutos.

A sessão solene de posse de Bolsonaro será aberta às 15 horas pelo presidente do Congresso Nacional, senador Eunício Oliveira (MDB-CE). Parlamentares e convidados participam da solenidade que deve durar cerca de 45 minutos e acontece no plenário da Câmara dos Deputados. Na saída do Congresso, Bolsonaro acompanhará a execução do Hino Nacional, a salva de 21 tiros de canhão e a exibição da Esquadrilha da Fumaça, bem como passará em revista às tropas.

Bolsonaro e Mourão, acompanhados de suas respectivas esposas, subirão a rampa do Palácio do Planalto por volta das 16h20. Serão recebidos pelo presidente Michel Temer e pela primeira-dama Marcela Temer. Depois que a faixa presidencial for passada para Bolsonaro, Temer e a primeira-dama se despedem do Palácio do Planalto.

Já com a faixa presidencial, Bolsonaro vai falar com a nação pela primeira vez como o 38° presidente da República do Brasil, que deve durar aproximadamente. O discurso deve durar cerca de 30 minutos. Segundo o futuro ministro da Casa Civil, Onyx Lorenzoni, esse discurso será “curto, reto e direto”.

Após o discurso, o presidente vai para o Salão Nobre onde receberá os cumprimentos dos convidados e dará posse aos 22 ministros. O ato é seguido da fotografia oficial. A partir das 18h30, o casal Bolsonaro receberá os convidados em um coquetel no Palácio Itamaraty.

*Com informações da Agência Brasil

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.