Jovem Pan
Publicidade

Raquel Dodge pede que o STF ‘dê preferência’ à extradição de Cesare Battisti

A procuradora Geral da República, Raquel Dodge em sessão no Plenário do Supremo Tribunal Federal (STF), nesta quarta-feira (08)

A procuradora-geral da República, Raquel Dodge pediu ao Supremo Tribunal Federal (STF) que dê preferencia ao julgamento do processo de uma possível extradição do italiano Cesare Battisti.

Publicidade
Publicidade

Battisti foi condenado à prisão perpétua na Itália pelos crimes de terrorismo e quatro assassinatos cometidos quando era ativista do Partido Proletariado Comunista. Ele viveu como fugitivo por trinta anos, antes de chegar em 2004 ao Brasil. O governo italiano pediu a extradição do ex-ativista, aceita pelo Supremo, mas negada pelo ex-presidente Lula, em dezembro de 2010, como sua última decisão como presidente da república.

O presidente Michel Temer, no ano passado, estava discutindo uma possível abertura para um processo administrativo para uma revisão da negativa de extradição, mas a defesa de Battisti entrou com um pedido no STF para que fosse afirmada a impossibilidade de revisão da decisão, segundo eles, pelo princípio da segurança jurídica, a decisão de Lula é “insindicável”. O processo é relatado pelo ministro Luiz Fux, que deve decidir se leva o assunto ao plenário do STF.

Nesta segunda-feira (05) o presidente eleito, Jair Bolsonaro se encontrou com o embaixador da Itália no Brasil, Antonio Bernardini, com quem disse ter discutido a situação de Cesare Battisti. A extradição do italiano foi uma das promessas de governo de Bolsonaro durante a campanha presidencial.

“O caso Batistti é muito claro. A Itália está pedindo a extradição. O caso está sendo discutido agora no Supremo Tribunal Federal. Esperamos que o Supremo tome uma decisão no tempo mais curto possível”, disse o embaixador após o encontro.

 

*Com informações da Agência Brasil 

Publicidade
Publicidade