Jovem Pan
Publicidade

Rio alerta transeuntes com sirenes e PM pode dar voz de prisão em caso de risco

AME6063. RIO DE JANEIRO (BRASIL), 19/03/2020.- Fotografía de la playa Flamengo sin visitantes este jueves en Río de Janeiro (Brasil). En el gigante suramericano, donde viven casi 210 millones de personas, muchas de ellas en cuarentena voluntaria, hay unos 430 casos confirmados de infectados por el coronavirus y al menos cuatro fallecimientos, según el último balance de las autoridades. EFE/Antonio Lacerda

O Rio de Janeiro está usando sirenes para alertar a população sobre o risco de concentração de pessoas, mesmo em espaços ao ar livre. Segundo a corporação, o som é usado para chamar a atenção das pessoas a emitir alertas de combate à pandemia do coronavírus.

Publicidade
Publicidade

Nos casos de desobediência, os policiais atuarão de acordo com o protocolo da corporação, que estabelece o uso progressivo da força. “Pelo espírito solidário demonstrado pela maioria esmagadora da sociedade durante essa crise, o comando da Polícia Militar está confiante de que contará com a compreensão de todos. Contudo, em caso de desobediência, o infrator receberá voz de prisão, como está previsto na legislação vigente”, explicou a PM, em nota.

Além das ações de contenção no trasporte público, estratégicas para assegurar o cordão de isolamento, os agentes estarão presentes em vias urbanas, praias, parques e outros locais de atratividade coletiva, no sentido de apoiar os órgãos públicos e garantir o cumprimento do decreto governamental.

Desde a zero hora deste sábado, foi iniciada uma megaoperação, com os policiais que atuam no patrulhamento nas ruas orientando a população para evitar aglomerações e, se possível, permanecer nas residências.

“Baseado nos princípios do policiamento preventivo e de proximidade, o planejamento estará integrado à atividade de rotina da Polícia Militar, que empregou todos os recursos humanos e materiais necessários, podendo ser ampliado caso haja necessidade”, disse a PM.

* Com Estadão Conteúdo. 

Publicidade
Publicidade